sexta-feira, 21 de outubro de 2022

 

Saúde/ “Greve não teve grandes impactos no sector “, diz ministro Dionísio Cumba

Bissau,21 Out 22(ANG) - O ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba, afirmou na quarta-feira, que a greve de cinco dias decretada pelos sindicatos do setor de saúde não teve grandes impactos, tendo em conta que os serviços mínimos foram observados na vigência para paralisação.

Dionísio Cumba falava à imprensa depois de inaugurar incineradores para o armazenamento dos resíduos hospitalares perigosos, para o Setor Autónomo de Bissau (SAB) e para as regiões de Bafatá e Quínara.

O governante desafiou os sindicatos a apresentarem os pontos do caderno reivindicativo, porque “não adianta apenas reclamar”.

“O governo vai analisá-lo, depois decidir se pode ou não resolver todos.”.

Cumba afirmou que o governo está a acionar mecanismos para minimizar as dificuldades da população na sua assistência nos hospitais.

Em relação aos incineradores inaugurados, Cumba realçou o papel que têm não só para a gestão dos resíduos hospitalares perigosos como na gestão de endemias.

O governante disse que o ato representa mais um passo importante do Ministério da Saúde Pública, e que resultado de um esforço imprimido para o melhoramento de condições de vida da população e redução,  no mínimo, dos riscos de infeção derivados dos resíduos hospitalares perigosos.

O representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Jean Marie Kipela, sublinhou que a inauguração das áreas de armazenamento e incineração vai permitir eliminar, temporariamente, os resíduos hospitalares perigosos de Bissau, Bafatá e Quínara,  e acrescenta que os  centros de saúde mais próximos estarao melhor protegidos contra possíveis contaminações e acidentes.


Jean Marie Kipela assegurou que vão continuar a zelar pelo ambiente e controle do tipo de resíduos a serem incinerados e das emissões resultantes da incineração.
ANG/O Democrata

 

Sem comentários:

Enviar um comentário