terça-feira, 25 de outubro de 2022

Obituário/PAIGC endereça condolências à família do  compositor Serifo Banora

Bissau, 25 Out 22 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) endereçou condolências à família do autor, intérprete e compositor Serifo Banora vulgo Serifo Djú, falecido no passado dia 21 de Outubro, em Ziguinchor,vítima de doença.

A informação vem expressa na Nota de condolências do Secretariado Nacional do PAIGC feito dia 22 de Outubro de 2022, à  que a ANG teve acesso hoje.

O malogrado Serifo Banora, segundo a Nota, era militante do PAIGC e residia em Ziguinchor, República de Senegal até a data do seu desaparecimento físico. 

“O PAIGC e o seu Presidente Domingos Simões Pereira neste momento de dor e consternação endereçam as suas mais sentidas condolências à família enlutada e ao coletivo da renomada Orquestra Super Mama Djombo, alargada aos membros fundadores”, refere a Nota.

Serifo Banora nasceu em Bafatá, há 70 anos e iniciou a sua carreira no Senegal e chegou a Guiné-Bissau através do pioneiro da música moderna guineense, José Carlos Shwart, a quem  apoiou para a gravação do  seu primeiro trabalho musical em disco, intitulado "Flema di Corçon".

Nos anos 70, Serifo Djú como também é conhecido, mudou-se para a orquestra Super Mama Djombo, supostamente para substituir o  compositor Adriano Ferreira, Atchutchi ,que iria frequentar um curso na República Socialista de Cuba, onde acbaria por assumir-se como o maestro de Orquestra sobretudo na composição e arranjos dos temas musicais tradicionais

 “Serifo Djú deixou a sua marca com uma criatividade e originalidade fora de comum, contribuindo no reforço da identidade e prestígio da Super Mama Djombo como a melhor Orquestra guineense em matéria de diversidade de estilos musiciais”, indica a Nota. ANG/MI/ÂC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário