quinta-feira, 27 de outubro de 2022


Guerra
/"A guerra criminal provocada pela Rússia pioraram muito as condições sociais e políticas em muitos países" diz presidente ucraniano

Bissau, 27 Out 22 (ANG)- O Presidente da Ucrânia afirmou que a guerra criminal provocada pela Rússia e também as crises no mercado alimentar, no mercado energético e nas Nações internacionais em geral pioraram muito as condições sociais e políticas em muitos países.

Volodymyr Zelensky falava à imprensa após um encontro mantido com presidente da República guineense e igualmente  presidente em exercício da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló.

Destacou  que o importante é o fato de  o presidente da Guiné-Bissau ser  o promeiro líder de um país  africano a visitar a  Ucrânia depois de 24 de Fevereiro, e que tenha a possibilidade de ouvir a verdade sobre a situação do seu país que faz influência sobre todos os outros países do mundo.

"Milhões de pessoas em África e na Europa, devido a  agressão da Rússia, chegaram a estar em situação mais difícil  em toda a vida de várias gerações, por isso, é importante agora unir os esforços de todos os países do mundo," referiu Zelensky.

O Presidente da Ucrânia disse que informou ao presidente guineense sobre os novos passos da escalada Russa, e que  agradeceu a Guiné-Bissau pela obediência a lei internacional durante a votação na Assembleia-geral das Nações Unidas da resolução que condena a anexação do seu país.

Zelensky disse que chegaram a um acordo sobre a cooperação futura a nível das organizações internacionais para renovar as relações com a Rússia e renovar a paz  e diz que também discutiram o esforço da Rússia para superar a crise alimentar mundial e também da exportação de alimentos através dos portos do mar Negro.

"Assegurei ao presidente Sissoco Embaló que a Ucrânia pode  garantir a segurança alimentar e também a segurança política e social dos países parceiros. Temos que fazer de tudo para que a Rússia não consiga fazer com a nossa exportação de alimentos fracassasse, porque isso vai provocar uma nova explosão de preços no mercado alimentar e piorar as condições de vida de milhões de pessoas." disse

O presidente da Ucrânia ainda  manifestou o  interesse em desenvolver relações de qualidade com países de continente africano e também a possibilidade de organizar a cimeira Ucrânia/África, na Ucrânia.

Realçou que existem boas prerspetivas de cooperação nos sectores agrária,  indústria alimenticia,  energia, e em particular com países da CEDEAO, sublinhando que o desenvolvimento enómico na Africa vai ser muito importante. ANG/MI//SG    

    

Sem comentários:

Enviar um comentário