sábado, 22 de outubro de 2022


Cooperação/
Ùmaro Sissoco Embalo promete usar sua influência para que Cabo Verde seja próximo país a liderar a CEDEAO

Bissau, 22 out 22 (ANG) – O Presidente da República Umaro Sissoco Embalo, prometeu usar sua influência para que Cabo Verde seja o próximo país a liderar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), no quadro da presidência rotativa.

Embalo faz está promessa, na sexta-feira, dia 21 do corrente mês, em declaração conjunta à imprensa com o seu homólogo de Cabo Verde que está de visita oficial de três dias ao país.

O chefe de Estado, disse contudo que, ess sua pretensão não será fácil, lembrando que a Guiné Bissau assumiu a presidência rotativa da organização sub-regional  graças a solidariedade de outros países, poque antes a comunidade era chefiada sempre pelos Presidentes dos países anglófonos e francófanos.

Na ocasião, o chefe de Estado guineense disse que Guiné-Bissau e Cabo Verde devem falar uma única voz no concerto das nações.

Sissoco Embalo agradeceu José Maria Neves pela legalização dos guineenses residentes em Cabo-Verde, mas no entanto disse que um cidadão  cabo-verdiano não precisa de legalizar-se na Guiné-Bissau.

Perguntado sobre as razões da exoneração de todos os seus conselheiros e assessores, informou que isso se deve as exigências do Fundo Monetário Internacional(FMI) para permitir que o país não perca o Programa com a referida instituição financeira internacional.

Nesta conferência de imprensa conjunta, o chefe de Estado guineense anunciou que vai viajar  para Rússia na próxima segunda-feira, tentando convencer o Presidente Russo para se sentar à mesa com o seu homólogo Ucraniano por forma a encontrar a solução para o fim da guerra naquele país, porque o mundo está atormentando com essa situação.

O Presidente da República de Cabo-Verde afirmou que a visita a Guiné-Bissau  serve para reforçar os laços de amizade e de cooperação em diferentes domínios, tal como na área de agricultura, transporte, pesca, na transformação da energia,  formação profissional  e no turismo.

Para além disso, José Maria Neves disse   também que é uma visita de gratidão por  tudo que a Guiné-Bissau fez para Cabo Verde, sobretudo pelo sacrifício concentido pela independência daquele  país.

“São dois Povos que fizeram uma luta comum, com laços históricos de sanguinuidade e que tudo isso é razão para estarmos próximos um dos outro”, ressaltou.

José Maria Neves felicitou a liderança da Guiné-Bissau na CEDEAO pelo trabalho feito e espera que continue a trabalhar para os dois falantes da língua portuguesa esteja mais presentes e mais forte na sub-região.

“A minha está aqui demonstra a vontade, disponibilidade e determinação de Cabo Verde para o reforço da cooperação entre os dois países irmãos”, frisou.

José Maria Neves enalteceu as contribuições que os guineenses estão a dar para desenvolvimento de Cabo Verde em diversas áreas de ativitidade.ANG/LPG/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário