quarta-feira, 26 de outubro de 2022


Guerra na Ucrânia
/Presidente da República considera positivo  encontro com  Vladimir Putin em Kremlin

Bissau, 26 Out 22 (ANG) – O Presidente da República considerou de positivo o encontro com o seu homólogo  Vladimir Putin, durante o qual discutiram a situação do conflito entre a Rússia  e Ucrânia.

De acordo com áudio enviado à ANG pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência guineense, Umaro Sissoco Embaló falava aos jornalistas no aéroporto de  Polónia de partida para a Ucrânia,após um encontro mantido terça-feira em Kremlin(Moscovo), com o Presidente Russo.

"Temos quase duas horas de conversa com Vladimir Putin, discutimos muito da situação da Rússia e Ucrânia, sobre  como podemos contribuir para a paz entre os dois países, e encontrei uma grande abertura da sua parte”, disse Sissoco Embaló igualmente Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e do Governos da CEDEAO.

O Presidente da República afirmou haver uma abertura de Putin para negociações com  o Presidente Zelensky, com quem vai  falar na Ucrânia para transmitir-lhe a boa vontade de Presidente Russo Vladimir Putin, para fazer chegar a mensagem da paz da África Ocidental (CEDEAO).

Umaro Sissoco Embaló disse que discutiram também com Vladimir Putin o estado  da cooperação bilateral entre a Guiné-Bissau e a Rússia.

Questionado  se a Guiné-Bissau já recebeu cereias provenientes da Ucrânia, o chefe de Estado guuineense salientou que o mais importante, de mometo, é  como se pode contribuir para que haja a paz entre a Rússia e Ucrânia.

Em relação a cooperação Guiné-Bissau/Rússia, Sissoco Embaló anunciou garantias do presidente Putin de dobrar o número de bolsas de estudos para estudantes guineenses na Rússia, no próximo ano.

Disse que há uma história de longa data entre a Rússia e a Guiné-Bissau em que quase 60 porcento de quadros guineenses foram formados na Rússia .

ANG/MI/ÂC//SG   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário