sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Governação/Presidente da República nega ter sido portador da mensagem de Vladimir  Putin para seu colega da Ucrânia Volodymyr Zelensky

Bissau, 28 Out 22(ANG) – O Presidente da República negou hoje ter sido portador de uma mensagem especial de Vladimir  Putin para seu colega da Ucrânia Volodymyr Zelensky e diz que   essa informação é  falsa.

Sissoco Embalo, respondia a uma pergunta dos jornalistas após conferir   posse aos novos ministros de Estado do Interior e da Ordem Pública Sandji Fati  e o da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Botche Candé.

“Sou Presidente e não sou portador da mensagem do meu colega, porque sei o que represento”, afirmou Embaló.

Segundo  informações publicadas no Blogue “ditaduraeconsenso”, que cita o parta voz de Klemilin, Dmitry Peskov,   o Presidente da Rússia negou que tenha  enviado uma mensagem ao seu colega ucraniano, através do Presidente da Guiné-Bissau.

O Presidente guineense disse que não existe nenhum equívoco nas suas declarações, em nenhum momento, em todas declarações nunca afirmei que levei ou transmiti ao Zelensky uma mensagem especial de Putin.

 Sissoco Embaló disse que transmitiu aos dois chefes de Estados em conflito a posição da CEDEAO e mensagem de paz que levou e que foi bem acolhida.

“Nas minhas declarações sempre disse que as autoridades russas mostraram vontade de sentar à mesa de negociação com a Ucrânia”, reafirmou.

Essas informação foram confirmadas pelo porta-voz de Kremilin Dmitry Peskov, de que na reunião com Umaro Sissoco Embaló o Presidente da Rússia  manifestou a sua disponibilidade em negociar com a Ucrânia, mas não dirigiu nenhuma mensagem a Kiev.

Na ocasião, Umaro Sissoco Embaló felicitou aos empossados, esperando que os mesmos  desempenhassem  as novas funções com dedicação.

Em declarações à imprensa, após a tomada de posse, o ministro do Interior e da Ordem Pública foi questionado se já dispõe de estratégias para combater o roubo de gados no país, em resposta Fati prometeu a criação de condições para que haja a tranquilidade e paz social.

“Nós assumimos as funções perspetivando o cumprimento de mais uma missão, assim sendo, saí do Ministério da Defesa fui para Agricultura e desta vez fui chamado para assumir o Ministério do Interior e Ordem Publica. Tudo que estiver ao meu alcance  terei que fazer para que, de fato, haja paz, segurança e estabilidade no país”, prometeu Sandji Fati. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário