quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Cabo Verde/Ministro do Mar abre XIII Congresso da Associação do Portos de Língua Oficial Portuguesa

Bissau, 26 Out 22(ANG) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, preside, na quinta-feira, à abertura do XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), que acontece durante dois dias num dos hotéis da ilha do Sal.

De acordo com nota do Gabinete de Comunicação e Imagem da Enapor, entidade que gere os portos de Cabo Verde, o congresso terá como lema “Novos desafios, novas oportunidades para os portos da Lusofonia”.

Conforme o documento, em debate estarão quatro painéis que visam criar um espaço de reflexão sobre o caminho de desenvolvimento e as oportunidades de reforço dos laços de cooperação entre os nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que integram a APLOP.

Assim, o primeiro painel vai versar sobre o tema “Desenvolvimento de negócios, novas oportunidades para os portos”, o segundo” Portos verdes do futuro – desafios e oportunidades”, o terceiro “O direito portuário nos países da CPLP” e o quarto painel será sobre a “Promoção e estratégia de internacionalização dos portos da CPLP”.

Para isso, segundo a Enapor, são esperados cerca de meia centena de participantes, entre os quais altos responsáveis de instituições internacionais estatais e privadas, e ainda várias empresas de topo do universo marítimo-portuário dos países de língua portuguesa e outros que aderiram à associação.

O acto de abertura do congresso contará ainda com as intervenções do presidente da APLOP e PCA dos Portos de Cabo Verde, Ireneu Camacho, e do secretário executivo da CPLP, Zacarias Costa. A sessão de encerramento será presidida pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos.

A Enapor – Portos de Cabo Verde foi eleita para a presidência da direcção da APLOP em Novembro de 2021, para um mandato de dois anos, durante o XII congresso da associação, que decorreu em Luanda (Angola).

A APLOP é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que se rege pelos estatutos, pelos regulamentos internos aprovados em assembleia-geral e pelos regimes jurídicos aplicáveis às associações dos países da CPLP nos quais se localizam ou venham a localizar-se a sede, delegações ou filiais.

Tem por objecto a promoção e o fomento das actividades portuárias, o patrocínio da troca de experiência e informação entre os seus associados.

ANG/Inforpress

 

Sem comentários:

Enviar um comentário