quinta-feira, 27 de outubro de 2022

 
Comunicação social/CNOI promete diligências para melhor  capacitação de jornalistas

Bissau, 27 Out 22 (ANG) – O Secretário-geral da Confederação Nacional das Organizações de Imprensa (CNOI) disse que a sua organização vai trabalhar no sentido de haver mais capacitações de jornalistas, a fim de estarem à altura de desempenhar a profissão, em  cumprimento das leis que regem a profissão.

Mamadú Candé deu essa garantia, na quarta-feira, no encerrameto de mais  uma sessão de capacitação de jornalistas  subordinada ao tema: “Cobertura Eleitoral”, destinada aos 30 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social públicos, privados e comunitários, que decorreu de 24 à 26/10, em Bissau, com  apoio da Embaixada dos Estados Unidos de América na Guiné-Bissau, sedeada em Dakar, Senegal.

 “Estamos a mobilizar meios e equipamentos para podermos cobrir as próximas eleições com todos os meios e qualidades necessários”,disse Candé.

Em nome da Embaixada dos Estados Unidos de América, Brock P.   McCormack disse que a sua instituição tem muitos programas para fortalecimento de uma  mídia independente e forte, em vários países, incluindo a Guiné-Bissau.

Revelou que a embaixada tem outros programas planificados para o próximo ano, e que uma das prioridades é ajudar a mídia e todos os seus jornalistas, através de intercâmbio entre os jornalistas americanos e guineenses.

Nesse quadro de capacitação da mídia, a embaixada americana ainda dispõe de um programa destinado a apoiar jornalistas que querem aprender a língua inglesa.

A formanda Laércia Insali, declarou que os conhecimentos adquiridos vão permitir-lhe exercer, em melhores condições, as suas funções durante  o processo eleitoral.

Insali recomenda aos colegas o exercício da profissãao com  isenção e imparcialidade e dignidade, em obediência aos rigores da  ética e deontologia profissional.

Nilson Mendonça, formando e jornalista da Radiodifusão nacional diz  que  a formação vai ajudar os participantes a estarem à altura de assegurar a cobertura das próximas eleições legislativas, sustentando que, como os políticos inovam suas formas de pensar, os jornalistas também devem inovar as suas formas de os abordar , em função das preocupações das populações.

Mendonça aconselha aos jornalistas a serem “quem coloca a água na fervura, ao invés de colocar a lenha na fogueira” porque têm missões de ajudar a acalmar os ânimos e passar informações de paz.

ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário