segunda-feira, 24 de outubro de 2022


Cooperação
/PR de Cabo Verde defende adoção de políticas adequadas sobre Mar e os Oceanos

Bissau, 24 Out 22 ( ANG) – O Presidente da República de Cabo Verde defendeu adoção de políticas adequadas sobre o mar e os oceanos, por serem fontes dos recursos para o desenvolvimento e crescimento econômico ambiental sustentável dos pequenos Estados insulares.

José Maria Neves falava no, domingo, em Bissau, numa conferência subordinada ao Lema: “Os Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”,na presença de alguns membros do Governo guineense na Escola Nacional de Administração(ENA).

O estadista cabo-verdiano disse que os Oceanos estão ameaçados, apesar do futuro dos Estados insulares estarem associados aos mesmos.

“Há uma grande ameaça em relação aos oceanos e o mar. Temos o aquecimento dos oceanos, desoxigenização, acidificação, o aumento do nível do mar, o colapso da biodiversidade marinha que colocam em risco o futuro coletivo”, afirmou José Maria Neves.

Disse que o destino e o futuro dos Estados insulares está indissociavelmente ligado ao mar.

Maria Neves disse serem necessários esforços cada vez mais consistentes no sentido de haver uma política adequada dos pequenos Estados insulares em relação ao mar, e também um comprometimento da comunidade internacional, tendo em conta a vulnerabilidade económica dos países concernentes.

“É claro que o desenvolvimento dos Estados insulares passa por apoio da comunidade internacional, mas não podemos transformar a África num muro de lamentações. Temos que  fazer o trabalho de casa”, disse.

O Presidente de Cabo Verde afirmou que os países insulares estão cada vez mais comprometidos na busca de caminhos para o desenvolvimento, realizando as reformas necessárias com a contribuição das Nações Unidas, do Banco Mundial, do Banco Africano para o Desenvolvimento e outros parceiros internacionais. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário