sexta-feira, 21 de outubro de 2022

               ONU/CPLP reafirma compromisso com o multilinguismo

Bissau, 21 Out 22 (ANG) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reafirmou, na quinta-feira,  em Nova Iorque, o seu compromisso com o multilinguismo e o princípio da paridade entre as seis línguas das Nações Unidas.

Ao intervir em nome da CPLP na 12ª reunião plenária da quarta comissão, a Representante Permanente da República de Angola, Maria de Jesus Ferreira, saudou os esforços do Departamento de Comunicação Global (DCG) em priorizar o multilinguismo em todo o seu trabalho.

“Face ao contexto global crítico e desafiador, a CPLP enaltece o papel fundamental desempenhado pelo DCG no apoio à implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, disse.

Maria de Jesus Ferreira frisou que a CPLP congratula-se com os esforços contínuos do DCG para expandir o seu alcance digital em temas-chave como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, acção climática e manutenção da paz.

Segundo a embaixadora, a CPLP constata que os novos meios de comunicação digital e plataformas dos média tradicionais são essenciais para facilitar a prestação dos serviços de forma mais eficaz, regozijando-se pelo uso das redes sociais como um veículo vital para alcançar uma audiência global, especialmente os jovens.

Em relação à campanha "Verified”, a comunidade incentiva o DCG no seu engajamento em posicionar o conteúdo das Nações Unidas como uma fonte de informações precisas e credíveis para o bem público global e expandir os seus esforços para combater a desinformação em outras áreas, como mudanças climáticas e discurso de ódio.

A CPLP reitera o seu apoio às acções do DCG na liderança de respostas à comunicação de crise nos níveis nacional e global, incluindo o combate à desinformação, elogiando os esforços em apoiar a agenda das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, paz e segurança, direitos humanos e outros desafios enfrentados.

A comunidade reitera o seu compromisso na prossecução dos seus objectivos de divulgar informação sobre as actividades da ONU em língua portuguesa.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário