terça-feira, 25 de outubro de 2022

Cooperação/Presidentes Sissoco Embaló e José Maria Neves  destacam importância de concertação diplomática na promoção de interesses mútuos

Bissau, 25 Out 22 (ANG) - Os Presidentes da República (PR) da Guiné-Bissau e de Cabo Verde destacaram a importância de concertação diplomática na promoção dos interesses dos dois

países.

O destaque vem expresso  no comunicado final da visita oficial do Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, à Guiné-Bissau  entre os dias 21 à 23 de Outubro corrente, à convite do seu homólogo guineense, no quadro do reforço das relações históricas existentes entre o Povo guineense e cabo-verdiano, à que a ANG teve acesso hoje.

Os Chefes de Estado passaram em revista o estado das relações bilaterais entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde, salientando os progressos que foram registados. Nesse âmbito, regozijaram-se com a plena integração da comunidade guineense em Cabo Verde e da comunidade cabo-verdiana na Guine-Bissau”, refere o comunicado.

No mesmo documento, Umaro Sissoco Embaló e José Maria Neves destacaram ainda a importância da concertação diplomática de utilidade largamente comprovada na promoção dos interesses e valores que são comuns aos dois países na Comunidade dos Países da Língua Países (CPLP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana  e Nações Unidas.

Ainda no Comunicado Final os Chefes de Estado da Guiné-Bissau e de Cabo Verde declararam registar com apreço os avanços que vem sendo alcançados, em geral, na consolidação da ordem constitucional e democrática nos países da CEDEAO, que, no entanto, viria a ser gravemente perturbada pela ocorrência de golpes militares no Mali,  Burkina Faso e na Guiné-Conacri que derrubaram governos constitucionais democraticamente eleitos e instauraram regimes militares ilegítimos.

De acordo com o documento,  reiteraram a posição da CEDEAO no sentido da restauração do Estado de Direito Democrático e do retorno à ordem constitucional no Mali,  Burkina Faso e na Guiné Conacri, na base do cronograma que concretize uma transição política nos termos que foram definidos pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da  organização comunitária.

“O Chefe de Estado de Cabo Verde congratulou-se com a eleição do Chefe de Estado da Guiné-Bissau como Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, e disse que, é a primeira presidência rotativa do órgão máximo da CEDEAO a ser exercida por um Estado-membro de língua portuguesa”, refere o  comunicado.

Durante os três dias de visita,o Presidente de República de Cabo Verde  visitou o Mausoléu da Fortaleza d’Amura, a Escola Nacional de Administração (ENA), onde proferiu uma palestra subordinada ao tema “Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”, visitou ainda as obras de reabilitação das principais artérias urbanas de Bissau, a Fábrica de processamento de Castanha de Caju, propriedade do grupo empresarial Santy Comercial.

 Ainda no âmbito da sua visita à Guiné-Bissau, José Maria Neves manteve o encontro com  Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau Nuno Gomes Nabiam, realizou um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente na Guiné-Bissau, recebeu em audiência os partidos políticos nomeadamente Partido da Renovação Social (PRS), Movimento para Alternância Democrática (MADEM)  e Partido da Independência de Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

O Comunicado Final informa que, no fim da visita, José Maria Neves convidou o seu homólogo Umaro Sissoco Embaló à visitar Cabo-Verde e o convite foi aceite e que  a data da visita será acertada pelos canais diplomáticos. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário