segunda-feira, 24 de outubro de 2022

 
Eleições/Presidente de Cabo Verde deseja que legislativas antecipadas decorram num ambiente de tranquilidade e da paz

Bissau, 24 out 22 (ANG) – O Presidente da República de Cabo Verde manifesta o seu desejo de ver as eleições legislativas no país decorrerem num ambiente de tranquilidade e da paz, porque diz,”a Guiné-Bissau precisa efetivamente de estabilidade”.

José Maria Neves falava à imprensa, domingo, após encontro com alguns partidos políticos guineenses nomeadamente o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Partido da Renovação Social (PRS) e o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) no âmbito da sua visita oficial de três ao país.

O chefe de Estado de Cabo Verde disse esperar que todos os partidos políticos possam participar das eleições.

Disse que fez questão de ouvir os líderes dos partidos políticos para ter uma ideia mais clara e precisa sobre a situação política nacional, apesar de, enquanto Presidente de outro país, não lhe compete avaliar e nem imiscuir nos assuntos internos da Guiné Bissau.

José Maria Neves disse que cabe aos órgãos da soberania, os partidos políticos e a sociedade civil equacionar mecanismos e resolver os problemas. Disse que só pode ajudar na construção de pontes e caminhos para o futuro.

“O que eu desejo é que as eleições legislativas decorram num ambiente de tranquilidade e da paz, porque a Guiné Bissau precisa, e que todos possam participar nas eleições”, desejou o chefe de Estado de Cabo Verde.

Avisou que quem ganhar assuma responsabilidade de governar e quem perder assuma responsabilidade de fazer oposição.

“O que eu quero é que a Guiné Bissau esteja bem e neste sentido a região e Cabo Verde estarão bem”, disse.

Quanto a situação do PAIGC que até agora não conseguiu realizar o seu congresso, o Presidente cabo-verdiano disse ser um problema interno do país, mas que, contudo, espera que todas as instituições funcionem para que todos os partidos políticos participem nas próximas eleições.

Em declarações à imprensa a saída do encontro com José Maria Neves o Secretário Nacional do PAIGC, Ali Hizaji reiterou que abordaram com o chefe de Estado de Cabo Verde a situação política atual, que envolve o processo de eleições legislativas antecipadas e da situação interna do PAIGC.

O vice-Presidente do Partido da Renovação Social, Tcherno Djaló informou que partilharam com Maria Neves a visão do partido e a leitura que faz do processo político vigente no país.

“Ouvimos o Conselho do chefe de Estado cabo-verdiano, que está preocupado com criação de condições de estabilidade para que a Guiné-Bissau possa encontrar o caminho que está a procura e as vontades que existem neste momento para juntos promover o desenvolvimento”, frisou Tcherno Djalo.

O Coordenador do MADEM – G15 disse que o encontro serviu para falar da complementaridade, porque aquilo que a Guine-Bissau tem de mais em termos de recursos naturais é o que faz falta em Cabo Verde, acrescentando que o que Cabo Verde tem faz igualmente falta na Guiné-Bissau.

Braima Camará sustentou que Cabo Verde poderia ter sido “cabo azul”, por ter paz e estabilidade e a Guine-Bissau , um país potencialmente agrícola, com solo muito fértil, pode transformar essa agricultura numa potência para assegurar a auto suficiência alimentar.ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário