sexta-feira, 14 de outubro de 2022

 INACEP/Diretor-geral considera de “incaracterística” situação da empresa em termos de  recursos humanos  

Bissau, 13 Out 22 (ANG) – O Diretor-geral da Imprensa Nacional (INACEP), Paulino Mendes considerou de “incaracterística” a situação da referida empresa em termos de recursos humanos.

Em entrevista exclusiva à ANG, Mendes disse que a empresa está a deparar-se com excesso de funcionários, referindo que uma empresa como a INACEP que podia ter 30 funcionários lida com 130 pessoas, e diz que é uma situação para reorganizar.

Aquele responsável disse que uma das razões pela qual a empresa está com excesso de funcionários tem a ver com a falta de pagamento de Segurança Social aos funcionários afeto àquela imprensa estatal do país.

“Numa gráfica desta, onde talvez não precisa de mais de 30 pessoas, tem mais de 130 funcionários. Existem pessoais na idade de reforma que continuam aqui porque a empresa não regularizou as suas situações na Segurança Social”, revelou.

Sustentou que as pessoas na idade de reforma mesmos sendo dispensadas continuam a ser pagas porque não foram inscritas na  Segurança Social e não têm onde procurar o sustento, por isso, a empresa é obrigada a pagá-las.

De acordo com o Diretor-geral, no recrutamento feito no passado, existem pessoas que não tinham que estar naquela empresa, independentemente de não terem  vocação  não demonstram a vontade de trabalhar.

Segundo Paulino, existem outras com outras vocações mas que conseguiram integrar bem e estão a desenvolver suas capacidades técnicas por força de interesse em trabalhar.

Paulino criticou que quando é para trabalhar se vêem poucas pessoas mas que na altura de pagamento, aparecem gentes até demais , afirmando que existem pessoas que estão a viver à custa dos outros.

Ao responder a questão sobre em que pé se encontra a implementação de acordo da INACEP com a Casa de Moeda de Portugal, respondeu que o referido acordo está de boa saúde, referiu que a empresa firmou  acordo com a Casa de Moeda de Portugal desde 2017, numa altura em que não dispunha de todas as capacidades técnicas e materiais que lhe permitem assumir todos os trabalhos.

Mendes disse que ao abrigo desse  acordo, a Casa da Moeda  desenvolveu seu apoio e assessoria necessária na área técnica da Imprensa Nacional para que possa desenvolver seus projetos no país, e prevê ações de formação, em Bissau e em Portugal, para os recursos humanos da Inacep.

 “Para que haja estas sessões de formações é preciso reunir condições, sobretudo, logísticas, quer para fazer deslocar técnicos da INACEP para Portugal, quer para deslocar formador para Bissau. Por isso, este projeto de formação não é por agora”,frisou.

ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário