segunda-feira, 17 de outubro de 2022

           Ensino público/Escolas ainda registam fraca afluência de alunos

Bissau, 17 Out 22 (ANG) – As escolas publicas, nomeadamente o liceu Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto cumprem a segunda semana de aulas  mas ainda registam fraca  afluência de alunos, apesar da presença dos professores.

Numa ronda feita hoje pelo repórter da ANG, para constatar o funcionamento das aulas em alguns estabelecimentos de ensino, após uma semana de abertura oficial do ano lectivo 2022/2023, confirmou-se uma presença  significativa de professores, de um lado e  ausência, quase que total, de alunos nos dois liceu públicos de Bissau, de outro lado.

Por exemplo, no liceu Agostinho Neto os professores se agrupavam  no pátio  da escola a espera de alunos para darem aulas.

A mesma situação se verifica no liceu Rui Barcelos da Cunha, onde os professores, na sua maioria sentados, no pátio, aguarda a chegada de alunos.

Em algumas salas de aulas, tanto no liceu Agostinho Neto, assim como no Rui Barcelos da Cunha, via-se   um número ínfimo de alunos que variava de cinco à dez alunos, número que supostamente não permite ao professor dar aulas.

Instado a falar da situação, o Presidente do Conselho Técnico Pedagógicos do liceu Rui Barcelos da Cunha, Júlio Sambé disse desconhecer as razões da ausência dos alunos nesta segunda semana de  aulas, até porque a greve decretada pela Frente Social já terminou desde o dia 14, mas  mesmo assim os alunos continuam a não comparecer.

“Como se vê, os professores vêm todos os dias de semana para trabalhar, mas não trabalham por causa da ausência dos alunos”, afirmou Júlio Sambé.

Aos Pais e Encarregados de Educação dirigiu o apelo no sentido de mandarem os seus educandos para as aulas.

Segundo o Director do Liceu Agostinho Neto, este estabelecimento reúne todas as condições técnicas necessárias para o funcionamento normal das aulas.

Mamadjam Djaló lamenta a fraca presença dos alunos na escola, e diz que  os 174 dias do ano  lectivo  devem ser cumpridos,pelo que pede a  colaboração dos Pais e Encarregados de Educação, enviando os seus educandos para as escolas.

O Presidente da Associação dos Alunos, do Liceu Rui Barcelos da Cunha,  Kelvim Maguilo Sambú disse estar preocupado com essa situação de fraca afluência dos alunos às escolas.

Kelvim  Sambú relaciona a não comparência às aulas por parte de colegas  ao mau hábito de ausência de alunos, que se verifica, anualmente, nos primeiros dias de aulas, cada vez que se inicia  novo ano letivo.

Criticou  que um aluno não deve agir desta forma. “Um aluno deve estar sempre na sala de aulas à espera do professor e não o contrário”, disse  para depois apelar  aos alunos no sentido de irem para as escolas, para não perderem os dias lectivos.

 “Eu estou aqui na escola todos os dias da semana, e, como estás a ver,  os  professores estão  sempre aí sentados, ao contrário, os alunos não aparecem  para que professores possam dar aulas” lamentou o Presidente da Associação dos alunos de Rui Barcelos da Cunha.ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário