terça-feira, 25 de outubro de 2022

UNTG/Secretário-geral reeleito promete renovar as estruturas da organização

Bissau, 25 Out 22(ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) reeleito para um mandato de quatro anos prometeu hoje renovar as estruturas da organização, formando uma “equipa mais forte” para a defesa e promoção dos direitos e interesses dos trabalhadores guineenses.

Júlio Mendonça que falava à ANG das espectativas para o segundo mandato a frente da maior central sindical do país, disse que não têm nenhum trabalho a frente da UNTG a não ser lutar em defesa dos trabalhadores guineenses.

Afirmou que as suas tarefas não  são encomendas de nenhum partido político guineense, ao contrário do candidato derrotado que diz ser uma  “encomenda do Governo”.

Mendonça diz  que a UNTG vai continuar a ser dirigido pela classe trabalhadora, em defesa dos trabalhadores, salientando que não está obcecado pelo poder e que este será o seu último mandato como Secretário-geral.

Segundo Mendonça, se o seu opositor fosse um candidato coerente podia desistir uma vez que o processo está a ser muito desgastante para ele e a criar inimigos, inclusive entre políticos.

Convidado a reagir às declarações do advogado do outro candidato a liderança da UNTG que considerou que o 5º Congresso realizado no passado sábado é ilegal,  uma vez que os delegados votaram por aclamação ao contrário do que prevê os estatutos da organização, Mendonça disse que, de certeza, o advogado sabe que não tem poder de decidir .

Afirmou que passaram cinco meses depois da data em que  a reunião magna dos trabalhadores para renovar os seus órgãos devia acontecer e segundo ele durante este período não receberem nenhuma notificação sobre a acção principal.

“Fomos  notificados na semana passada sobre a decisão que absolve o processo e quem marcou uma nova data para o Congresso é o órgão da UNTG não o Júlio Mendonça, Alves Té, nem Olívia Ferrage. Por isso, digo, quando falhamos nas nossas estratégias, temos que assumir as consequências”, referiu.

O sindicalista referiu que tiveram evidências e instrumentos que  permitiram realizar o congresso e desafia   ao seu adversário para impugnar o ato junto a justiça, caso não conformar com o ocorrido, e diz que  a UNGT tem argumentos para se defender .

Júlio Mendonça declarou  que já abriram um processo crime contra o mandatário do candidato derrotado nomeadamente, João Cá e o próprio candidato Laureano Pereira por terem ordenado o bloqueio da porta da sede da UNTG, das 8H00 da manhã à 12h00, do dia 24 do corrente mês, por se tratar de um  crime.

A reeleição de Júlio Mendonça,no sábado,  22 de Outubro,  ocorreu em meio  de turbulência, após  as Forças da Ordem terem impedido aos  delegados ao congresso de se acessarem ao  local onde a reunião devia decorrer e os congressistas decidiram votar por aclamação fora do recinto.

O V Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné que devia acontecer em Maio deste ano foi suspenso por uma ordem judicial devido a uma Providencia Cautelar interposto pelo candidato Laureano Pereira ,mas que na última semana a corte judicial deu por improcedente.ANG/MSC/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário