segunda-feira, 31 de outubro de 2022


Comunicação social
/Nova direção do Sindicato de Base do Jornal Nô Pintcha toma posse

Bissau,  31 Out 22 (ANG) -  A nova direção do Comité Sindical de Base do Jornal Nô Pintcha, eleita numa Assembleia Geral realizada no passado dia 14 do corrente mês, foi hoje empossada.

Ao presidir o acto, o Presidente de Sindicato Nacional dos Orgãos Públicos de Comunicação Social (SINPOPUCS), Domingos José Gomes disse que a direção do Jornal e o sindicato devem ser parceiros inquestionáveis  e trabalharem juntos para atingirem objetivos para O bem do Jornal.

"Estamos aqui para assistir e conferir posse a nova direção do sindicato de base do Jornal Nô Pintcha, um ato que é para nós bastante importante tanto para os trabalhadores como para a direção do Jornal”, salientou.

Para aquele responsável, o sindicato deve trabalhar sempre em parceria com a direção do jornal e não se transformar num opositor levando o tempo inteiro nas lutas cíclicas que em nada ajudam.

Disse que estão muito indignados com a forma como o Governo está a tratar os funcionários recem efetivados na função pública e exige o executivo a pagar o salário destes trabalhadores que constituem a maioria dos funcionários, que sem a qual os órgãos de comunicação social de Estado não estariam a trabalhar.

Domingos Gomes frisou que hoje está no ato de posse dos novos orgãos de sindicato de base de Jornal Nô Pintcha e que amanhã a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) vai votar para escolher a nova direção do sindicato.

Exortou os sindicatos de base da Rádio Difusão Nacional (RDN) e da Agência de Noticias da Guiné (ANG) no sentido de renovarem os seus orgãos, a fim de poderem estar competentes para resolver problemas que lhes dizem respeito.

Por seu turno, Seco Baldé Vieira, presidente eleito para dirigir o sindicato de base de Jornal Nô Pintcha promete que, na base da lei, vai saber defender e fazer respeitar, a todo o custo, os direitos laborais no Jornal.

"Temos a consciência clara sobre o risco e as consequências de assumção deste desafio, mas nunca daremos costas às responsabilidades que pendem sobre nós , pelo fato de todos acreditarem e depositarem suas esperanças em nós , para, em conjunto, resgatamos os valores do nosso Jornal, que ao longo dos últimos anos foram postos em causa, em troca de interesses ainda por confessar”, disse.

Seco Baldé defendeu que vai ser intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores, assim como no cumprimento dos seus deveres e obrigações como funcionários públicos, para não serem incoerentes com seus propósitos enquanto sindicalista.

Para Baldé Vieira, o desafio do momento exige esforços e compromissos sérios de cada um para poderem invertir o atual estado de coisas no Jornal e enfrentar o sistema imposto, assente na falta de diálogo e colaboração .

O novo lider sindical do jornal estatal  exige  a disponibilização do valor de um milhão de francos cfa assumido pela direção do Nô Pintcha para constituição do capital de um fundo social, aprovado  numa reunião geral convocada para o efeito.

Denunciou  que num universo de 34 funcionários, o  Jornal Nô Pintcha dispõe de cinco viaturas, nomeadamente duas ambulâncias para o transporte do pessoal e três automóveis executivos mas que  os trabalhadores são obrigados a se deslocar  para o serviço com seus parcos meios económicos, enquanto viaturas são ocupadas com serviços às vezes alheios e sem alguma explicação.

Seco Baldé Vieira, em nome dos trabalhadores do Jornal Nô Pintcha felicitou o Sindicato Nacional dos Orgãos Públicos de Comunicação Social (SINPOPUCS) pelas suas diligências que culminaram na  efetivação de 100 jornalistas e técnicos dos orgãos públicos , inclusive alguns funcionários administrativos do Ministério da Comunicação Social.  

Seco Baldé Vieira substitui Julciano Baldé que  havia colocado  o cargo a disposição dos trabalhadores.ANG/MI/ÂC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário