terça-feira, 25 de outubro de 2022

Reino Unido/Rishi Sunak indigitado hoje primeiro-ministro britânico

Bissau, 25 Out 22(ANG) – O novo líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, vai ser indigitado hoje primeiro-ministro britânico pelo Rei Carlos III, após a demissão de Liz Truss.

A primeira-ministra demissionária vai presidir a uma reunião do Conselho de Ministros prevista para as  09:00, seguida por uma declaração de despedida à porta da residência oficial, em Downing Street.

Truss será recebida depois pelo Rei Carlos III no Palácio de Buckingham, onde vai formalizar a demissão de primeira-ministra.

O monarca receberá então o sucessor, Rishi Sunak, que indigitará primeiro-ministro e encarregará de formar governo enquanto líder do partido com a maioria parlamentar.

O novo primeiro-ministro viajará de seguida para Downing Street, onde fará uma declaração no exterior .

Segue-se a formação do novo Executivo, devendo os principais nomes ser anunciados ainda hoje. Sunak elegeu como prioridade unir o partido, pelo que estará sob pressão para escolher representantes das diferentes correntes dos ’tories’.

As atenções vão estar centradas sobretudo em Jeremy Hunt e se este vai permanecer como ministro das Finanças, tendo em conta o papel importante que teve em acalmar os mercados financeiros nos últimos dias.

Outra curiosidade será o destino de Penny Mordaunt, a única adversária declarada de Sunak nesta eleição que acabou por não reunir apoios suficientes.

Mordaunt já foi ministra da Defesa e ocupa actualmente a posição de líder da Câmara dos Comuns, um cargo no governo equivalente a ministra dos Assuntos Parlamentares.

Sunak, de 42 anos e descendente de imigrantes indianos, será o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em sete semanas, depois de Boris Johnson e Liz Truss, e o mais novo desde 1783.

O antigo ministro das Finanças foi o único candidato à liderança do Partido Conservador a receber o apoio exigido de pelo menos 100 dos 357 deputados Conservadores.

Numa declaração na sede do Partido segunda-feira em Londres, declarou assumir a responsabilidade com “humildade e honra” e prometeu “estabilidade e unidade” numa altura em que o Reino Unido enfrenta “um grande desafio económico”.

ANG/Inforpress/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário