terça-feira, 18 de outubro de 2022

Saúde/Enda Guiné-Bissau valida Estudo Biológico Sócio Comportamental de usuários de drogas injetáveis na Guiné-Bissau

Bissau,18 Out 22(ANG) – A ONG Enda Guiné-Bissau leva a cabo um ateliê de validação de Estudo de “Cartografia, Estudo Biológico, Inquérito Sócio Comportamental e Estimativa do tamanho dos usuários de drogas injetáveis na Guiné-Bissau.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, a Secretária-executiva do Secretariado Nacional de Luta contra a Sida(SNLCS), Fatumata Djaló disse que os usuários de drogas injetáveis são uma camada da população muito difícil de atingir devido ao enorme estigma e discriminação de que sofre.

Aquela responsável sublinhou que o que se deve fazer  é  “julgar menos e apoiar mais”.

 “Tentamos ajudar as pessoas que infelizmente acabam por ter acesso e consumir drogas, mas que estão a pedir socorro e ajuda. O momento é para darmos as mãos e tentarmos ajudar”, disse.

Aquela responsável afirmou que a problemática de consumo de drogas, que não só que envolve a saúde física como mental ,  está a atingir mais a camada juvenil.

“Então, o Governo, a Sociedade Civil, os parceiros internacionais nomeadamente Nações Unidas devem lançar mãos para criar um Plano Estratégico Nacional de  Combate ao Usuários de Drogas Injetáveis sem discriminar ou estigmatizar”, disse.

Segundo o Diretor Nacional da Enda Guiné-Bissau, Mamadú Aliu Djaló, globalmente o relatório mundial sobre drogas da ONUDC 2022, estima que 11,2 milhões de pessoas no mundo injetam drogas.

Acrescentou que, o mesmo relatório indica que cerca de metade desse número vive com hepatite C e 1,4 milhões de pessoas no mundo vivem com VIH/Sida.

Aliu Djaló salientou que, o mesmo relatório da UNDC destaca ainda o impacto da drogas sobre o ambiente e o seu uso crescente nas mulheres e nos jovens.

Informou que as mulheres permanecem como as minorias dos usuários de drogas em todo o mundo mas tendem a aumentar a sua taxa de consumo e a progredir rapidamente mais do que os homens, em relação aos transtornos associados ao uso de drogas.

O Diretor Nacional da Enda disse que as mulheres representam atualmente  cerca de 50 por cento de usuários de anfetamina e dos usuários não medicinais de estimulantes farmacêuticos, sedativos e tranquilizantes.

Disse  que o referido relatório indica a lacuna no tratamento contínuo, sendo grande para as mulheres em todo o mundo.

O ateliê com a duração de um dia, foi financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD) e congrega técnicos de saúde de diferentes instituições públicas e privadas do país. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário