sexta-feira, 21 de outubro de 2022

           Sudão/Confrontos étnicos provocam pelo menos 15 mortos

Bissau, 21 Out 22 (ANG) - Novos confrontos tribais no estado do Nilo Azul, no sul do Sudão, provocaram hoje pelo menos 15 mortos, segundo fontes sanitárias e das tribos beligerantes.

Vista da capital de Sudão de Sul
Na semana passada, confrontos entre membros da tribo Hausa e tribos rivais na aldeia de Wad al-Mahi, a leste da cidade de Roseires, provocaram 13 mortos, segundo a Organização das Nações Unidas.

"Recebemos 10 corpos no hospital Wad al-Mahi", disse uma fonte médica.

Outra fonte do hospital de Roseires disse ter sido registada a transferência de "mais cinco corpos e 10 feridos" para aquela unidade sanitária.

A violência recomeçou apesar do destacamento de grandes forças de segurança na área, disse um líder tribal hausa.

Na segunda-feira, as autoridades sudanesas impuseram o recolher obrigatório nocturno na área de Wad al-Mahi.

Os confrontos deveram-se a uma disputa por terras, segundo a ONU.

A questão do acesso à terra é muito sensível no Sudão, onde a agricultura e a pecuária representam 43% dos empregos e 30% do Produto Interno Bruto.

O uso costumeiro proíbe os Hausa, a última tribo a chegar ao Nilo Azul, de possuírem a terra, mas a tribo contesta a proibição.

Confrontos entre o grupo étnico africano Hausa e tribos rivais entre Julho e início de Outubro provocaram pelo menos 149 mortos, centenas de feridos e pelo menos 65 mil deslocados, segundo a ONU.

Os conflitos tribais estão a aumentar no Sudão devido, dizem os especialistas, ao vácuo de segurança criado pelo golpe de Estado de 25 de Outubro de 2021 em Cartum. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário