terça-feira, 25 de outubro de 2022


Obras públicas/
Ministro anuncia    promoção de construções de casas a baixo custo para  atrair investimento no setor urbano

Bissau, 25  Out 22(ANG) – O ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo disse esta terça-feira que  Governo prevê  a promoção de cconstruções de casas a baixo custo para atrair investimentos no setor urbano.

Fidelis Forbs falava na cerimônia de abertura de discussões sobre  nova Programação do UN-Habitat voltada a construção de Cidades Verdes, que decorrem sob o  lema “Guiné-Bissau: Caminhos para a  Urbanização Sustentável, Sem deixar Ninguém e Nenhum Lugar para Trás".

Na ocasião, Forbs disse que a cerimónia ocorre  num momento em que o país se prepara para participar  na 27ª Conferência Mundial sobre o Clima.

Disse que o evento enquadra-se no equacionamento das ideias chaves para o desenclave do sector urbano e  que a  estratégia resulta da intenção do Governo de miticar a problematica das inundações e ocupações desorganizadas.

O governante recomenda  sentimentos de coesão, solidariedade e resiliência entre os ministérios afins, nomeadamente o das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, do Turismo, Ambiente, da Administação Territorial e do Poder Local  e a Câmara Municipal de Bissau  para, em parceria com a União Europeia e a ONU Habitat , sejam criadas  bases  sólidas, progressivas e sustentáveis para elaboração da Carta da Política Nacional da Habitação.

“Com a elaboração  da  Política Nacional de Habitação o Governo  estará em condiçoes de orientar a implementação política sectorial, assim como dar maior abrangêcia à questões da resiliência e ambiental”, disse.

O ministro destacou as  realizações da ONU Habitat desde 2018 à esta parte, e que diz contribuiram para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial de Bolama e Bubaque, e que facilitaram  a participação da Guiné-Bissau em vários fóruns de natureza técnica  e  a feitura do Regulamento de Lei de  Base de Ornamento do Território.  ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário