sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Política/Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos exige demissão do actual Governo

Bissau, 21 Out 22 (ANG) – O Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos (ECPD), exigiu hoje ao Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, a demissão do actual Governo liderado pelo Nuno Gomes Nabiam, por  não for capaz de criar  condições  para a realização das eleições, na data prevista.

Em conferência de imprensa, a 2ª Vice-Presidente do Patido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Maria Odete Costa Semedo, considerou que a dissolução do parlamento, em 16 de Maio passado, e  marcação das eleições legislativas para o dia 18 de Dezembro foi um ato premeditado do Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló.

“Pretendia calar a casa dos representantes do Povo, pelos incómodos e entraves aos seus intentos, na permanente desconstrução do Estado de Direito na Guiné-Bissau, apesar de conhecimento prévios sobre  todos os pacotes legislativos”, disse.

Odete Semedo acrescentou  que o Chefe de Estado sabia claramente que estas eleições, agendadas para o dia 18 de dezembro, jamais seriam  realizadas naquela data indicada, uma vez que o próprio ato de marcação, em si, já feria a Constituição da República, pela não audição prévia dos partidos políticos.

Segundo a 2ª Vice Presidente do PAIGC, o PR ignorou que o mandato dos membros do Secretariado Executivo da Comissão Nacional de Eleição (CNE), está caduco e que para a sua renovação, de acordo com a lei, os seus membros devem ser eleitos por dois terços dos deputados, em efetividade de função.

Aquela responsável sustentou haver  uma clara falta de interesse do actual Governo, aliada a uma imcompetência e ausência de conhecimento, em material, demostrada por grupo de pessoas que diz serem “sequestradores do país”.

“Faltavam apenas dois meses para a realização das eleições legislativas marcada pelo PR,  o ministro da Administração Territorial veio à público, em declarar que, entre outros argumentos que impediram a realização das eleições na data indicada pelo PR, estão a exigência dos partidos políticos de  realização de recenseamento de raiz e o atraso da entrega de impressoras para o kit eleitoral”, disse.

O deputado Marciano Indi destacou que ao  actual Governo de iniciativa do Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló foi confiado a missão de trabalhar para a realização das próximas eleições legislativasa 18 de Dezembro, mas que não cumpriu  a missão e  está a dar prejuizo ao país.

“Em vez de dar resposta a missão que lhe foi confiada, este Governo está a trabalhar para a subida de preços de produtos de primeira necessidade no mercado, teve ainda a ousadia de acusar e prender alguns Generais e Combatentes da Liberdade da Pátria sem provas crédiveis. Exigimos a demissão  deste Governo, e a  libertação dos indivíduos acusados e presos no âmbito da  tentativa de golpe de Estado  de 1 de Fevereiro, por falta de provas”, disse Indi.

O Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos é constituido pelos partidos,  PAIGC,  União para a Mudança(UM),  Partido da Convergência Democrática(PCD),   Movimento Democrático Guineense(MDG),Partido Mnifestodo Povo(PMP),Partido Social Democrata(PSD) e o Movimento Social Democrata(MSD) .ANG/LLA/ÂC//SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário