Cooperação/Chefes de Estados guineense e tchadiano destacam importância de assinatura de acordo-quadro de cooperação entre dois países
Bissau, 31 Out 22 (ANG) – O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló e seu homólogo tchadiano, Mahamat Idriss Déby Itno destacaram a importância de assinatura de acordo-quadro de cooperação entre os dois países que contemple um quadro específico de cooperação nos domínios da defesa e segurança.
A informação consta no Comunicado Final da visita de amizade e trabalho que o chefe de Estado tchadiano efectuou à Guiné-Bissau entre os dias 29 e 30 do corrente mês, à convite do seu homólogo guineense Umaro Sissoco Embaló.
O comunicado refere que, em relação à defesa e segurança, Embaló e Déby prometem dinamizar intercâmbios de experiências, desenvolver ações de formação e promover a troca de informações.
De acordo com a mesma nota, os dois Chefes de Estado instaram os dois governos a proceder, nos termos do acordo-quadro, à instalação da grande Comissão Mista de cooperação entre a Guiné-Bissau e o Tchad para que, mais cedo quanto possível, seja realizada a sua primeira reunião, a ter lugar em Bissau ou em Ndjamena.
Por se tratar da primeira visita de um Chefe de Estado do Tchad ao país, que acontece depois da visita que o Presidente da República da Guiné-Bissau realizou ao Tchad em Fevereiro de 2021, a visita de Idriss Déby ocorreu no quadro político-diplomático de aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os povos e governos dos dois países.
Os dois Presidentes reiteraram ainda a importância de dar seguimento aos compromissos já assumidos por ocasião da visita que o Chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ao Tchad em Fevereiro de 2021.
O Chefe de Estado de Transição do Tchad, segundo o mesmo documento, congratulou-se com a eleição do Chefe de Estado guineense, Sissoco Embaló como Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, e felicitou-o pela sua liderança, que diz, ocorrer num contexto sub-regional muito complexo, do ponto de vista político, devido ao agravamento das condições de segurança nalguns países da CEDEAO e, na sub-região adjacente, no Sahel.
O
Presidente da República de Transição de Tchad, Mahamat Idriss Déby Itno convidou o Chefe de Estado da Guiné-Bissau a visitar o
Tchad,convite esse que foi aceite, e a data da visita será acertada através de canais
diplomáticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário