domingo, 30 de outubro de 2022

Cooperação/Primeiro Ministro eleito de São Tomé e Príncipe em Bissau para aprofundamento de relações


Bissau,30 Out 22(ANG) – O primeiro-ministro eleito de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada, reuniu-se no sábado com o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo durante uma visita de algumas horas efectuada á Bissau.

Em declarações à imprensa à saída do encontro com o chefe de Estado guineense, Patrice Trovoada disse que como primeiro-ministro eleito de São Tomé e Príncipe tem estado numa ronda de contactos antes da sua tomada de posse que será dentro de alguns dias.

“Por isso era importante estar aqui em Bissau para poder avistar-se com o Presidente Umaro Sissoco Embalo, porque São Tomé e Príncipe é um país que vai precisar grandemente da Comunidade Internacional para a recuperação de uma situação financeira muito preocupante”, disse.

Patrice Trovoada sublinhou que Umaro Sissoco Embalo é um chefe de Estado com bastante experiência a nível internacional e era importante não só visitar um amigo, mas também um  estadista que estou convencido que serão bons conselhos para São Tomé e Príncipe.

Perguntado sobre que garantias recebeu do Presidente Umaro Sissoco Embalo, o eleito primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe respondeu que, os dois países têm uma relação de vários anos, frisando que foi uma amizade que se constriu sempre na base da sinceridade e ermandade.

“Isso não podia ser diferente com o Presidente Sissoco, ele mostrou seu engajamento para ajudar São Tomé e Príncipe de várias formas”, explicou Patrice Trovoada.

Salientou que, falaram igualmente das relações bilaterais entre os dois países, tendo afirmado que espera voltar a Guiné-Bissau dentro de alguns meses à testa de uma delegação ministerial para que possam aprofundar as relações que tem que ser numa vertente mais económica.

Patrice Trovoada disse que, o grande problema são as ligações, acrescentando que falaram na necessidade de encontrar uma solução para as ligações frequentes entre a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Patrice Trovoada foi eleito novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe nas eleições legislativas realizadas em 25 de setembro do ano em curso.

É a quarta vez que o presidente do partido Ação Democrática Independente (ADI) irá liderar um governo em São Tomé e Príncipe.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário