terça-feira, 18 de outubro de 2022


Comunicação social
/"Para conquistar a liberdade de imprensa é necessário a responsabilização dos jornalistas" diz Diamantino Domingos Lopes

Bissau, 18 Out 22 (ANG) – O Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS) defendeu, segunda-feira   que para conquistar a liberdade de imprensa é importante a responsabilidade e responsabilização dos jornalistas, quanto a produção de conteúdo de qualidade, o respeito aos princípios éticos e deontológicos que regem a profissão.

Diamantino Domingos Lopes falava no ato de abertura de uma formação para jornalistas sobre Instrumentos de Monitorização dos Direitos de Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão (Incluindo Direitos Digitais).

Lopes sustentou que não basta exigir a liberdade de imprensa e de expressão sem cumprimento das obrigações por parte de produtores das notícias.

Ao longo dos tempos, referiu, tem-se registado muitos atropelos à liberdade de imprensa com bases nas intimações, assaltos aos órgãos de comunicação social e espancamentos dos profissionais dos órgãos.

"Tudo isto constitui uma preocupação para o SINJOTECS, por isso, envolvemos neste projeto todos os atores, polícias, militares, agentes do Governo e os próprios profissionais dos media para que juntos encontrarmos uma solução pacífica, porque todos lidam diretamente com a media," frisou

Segundo Diamantino Domingos Lopes esta formação vai permitir, de forma significativa, o alcançar de um objetivo que consiste na promoção da liberdade de imprensa e de expressão no país.

Para aquele responsável é necessário promover uma convivência pacífica entre esses atores para que os profissionais de comunicação social possam fazer os seus trabalhos com determinação, sem medo, mais com responsabilidade profissional.

O Secretário-geral do SINJOTECS disse esperar que os dois dias de formação servam para que os profissionais se apropriassem de conhecimentos que lhes servem de base para a produção de conteúdo de qualidade.

Durante dois dias serão debatidos os temas como “jornalismo e democracia”, “segurança e proteção de jornalistas”, “liberdade de expressão e de imprensa na Guiné-Bissau”, “liberdade de expressão como direito humano” e outros. ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário