segunda-feira, 24 de outubro de 2022


Rússia
/Apresentador no Rússia Today  suspenso por incitar genocídio de crianças ucranianas

Bissau, 24  Out 22 (ANG) - Apresentador e comentador pró-Putin, Anton Krasovsky, foi suspenso do canal Russia Today depois de dizer que crianças que criticavam a Rússia deveriam ter sido "atiradas a um rio com uma corrente forte".

No programa transmitido na semana passada, segundo a Sky News, Anton Krasovsky falava sobre um relato do autor russo de ficção científica Sergei Lukyanenko sobre como, quando ele visitou a Ucrânia pela primeira vez na década de 1980, as crianças  disseram-lhe  que viveriam uma vida melhor, se não estivessem sob controlo russo. 

"Eles deveriam ter se afogado no Tysyna", disse Krasovsky em resposta. “Afoguem estas crianças, afoguem-nas”, defendeu, além de ter sugerido  “queimá-las”.

Um segmento da entrevista também mostra Krasovsky a rir de relatos de que soldados russos tinham violado idosas ucranianas durante a invasão. 

Margarita Simonyan, editora-chefe do canal de notícias controlado pelo Estado russo, disse que Krasovsky foi suspenso por causa dos seus "comentários repugnantes", acrescentando que ninguém no Russia Today partilha da mesma opinião.

Num comunicado no site do canal, Simonyan acrescentou que  “pelas crianças da Ucrânia, tal como todas as do Donbass, e todas as outras, desejo que isto acabe o mais rapidamente possível, e que possam viver e estudar em paz de novo - na língua que considerarem nativa”.

Entretanto, Krasovsky já veio pedir desculpa, dizendo estar “muito envergonhado” com as suas próprias declarações.

A Russia Today foi banido em muitos países ocidentais pelos seus comentários pró-guerra. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário