quinta-feira, 13 de outubro de 2022

    Moscovo/Rússia acusa Ucrânia de planejar explosão de ponte da Crimeia

 Bissau, 13 Out 22 (ANG) – O Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB) afirmou na quarta-feira que o exército ucraniano foi responsável pela recente explosão mortal na ponte da Crimeia.

“O organizador do ataque terrorista na ponte da Crimeia foi a Directoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano, seu chefe Kirill Budanov, seus funcionários e agentes”, disse o FSB em comunicado sobre as conclusões da investigação do incidente.

Um dispositivo explosivo camuflado foi escondido em uma remessa de materiais de construção enviados do porto ucraniano de Odessa para a cidade búlgara de Ruse no início de Agosto, afirmou a mesma fonte, citada pela Xinhua.

A carga foi entregue à Geórgia e depois à Armênia antes de chegar a um depósito de atacado na região de Krasnodar, no sul da Rússia, em 6 de Outubro, segundo o FSB.

Um dia depois, com a ajuda de dois cidadãos ucranianos e cinco cidadãos russos, os documentos do remetente e do destinatário da carga foram alterados e a carga foi colocada no caminhão de um cidadão russo, acrescentou.

O caminhão explodiu na manhã de 8 de Outubro enquanto viajava na parte rodoviária da Ponte da Crimeia, causando a queima de sete tanques de combustível de um trem em direcção à península da Crimeia. Três pessoas morreram na explosão, que também levou ao colapso parcial de dois vãos da ponte rodoviária.

Segundo o FSB, um funcionário da Direcção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano, que se apresentou como “Ivan Ivanovich”, controlou o movimento da carga ao longo da rota e entrou em contato com os participantes do crime usando um número de telefone virtual anónimo adquirido na Internet e um número de telefone registado em nome de um cidadão da Ucrânia.

Até à data, foram detidos cinco cidadãos russos e três cidadãos da Ucrânia e da Arménia, que participaram na preparação do crime, disse o FSB, acrescentando que a investigação prossegue e que todos os responsáveis ​​devem denunciar.

ANG/Inforpress/Xinhua

 

Sem comentários:

Enviar um comentário