quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Saúde


  Guiné-Bissau elabora Plano de Emergência para prevenção do Coronavirus

Bissau,05 Fev 20(ANG) - O executivo guineense  e seus parceiros  internacionais vão elaborar, esta quarta-feira, um plano de contingência, para tomar medidas candentes a evitar a entrada e propagação de coronavirus  no país, apesar de não ter qualquer caso identificado.

A informação foi avançada hoje pela Rádio Jovem,  que por outro lado revela que a Direcção Geral de Serviços de Epidemiologia  e Segurança Sanitária  leva a cabo  acções de  vigilância e de controlo de passageiros no aeroporto internacional de Bissau no quadro da prevenção do referido vírus.

A equipa composta por 15 agentes estão munidos de termómetros à laser para perceber se o passageiro está com temperaturas corporal acima dos 37,7 graus se tem tosse e ainda se apresenta dificuldades respiratórias.

Segundo a Rádio Jovem, o director-geral de Epidemiologia e Segurança Sanitária, Salomão Mário Crima disse que esta medida vai permitir o país agilizar acções quando houver casos suspeitos sobre coronavirus.

A Organização Mundial de Saúde(OMS), declarou as infecções por coronavírus uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adopção de medidas de prevenção e coordenação a escala mundial.

A República Popular da China elevou para 426 mortos e mais de 20. 400 infectados, o balanço do surto  de pneumonia no país provocado por um novo coronavirus  (2019-nCoV) detectado em dezembro passado  em Wuhan, capital da provincia de Hubei (centro), que tem cidades sob quarentena afetando cerca de 56 milhões de pessoas. ANG/Rádio Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário