quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Educação/Conaeguib responsabiliza Governo pelo mau funcionamento das escolas públicas

Bissau, 12 Out 22 (ANG) – A vice-presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (Conaeguib), responsabilizou hoje o Governo  pelo o diz ser “ insucesso” do ensino público no país.

Rosalia Djedjo proferiu estas afirmações numa conferência de imprensa, em reação a abertura oficial do ano  lectivo ao mesmo tempo que decorre uma greve de quatro dias, decretada pelos sindicatos do sector da educação e da saúde numa denominada “Frente Social”.

Djedjo disse que enquanto estudantes estão a manifestar, publicamente, o seu descontentamento e preocupação, uma vez que nos últimos anos o início das aulas nas escolas públicas foram marcadas por sucessivas greves.

“Estas sucessivas greves acabam por abrandar o próprio ritmo de aprendizagem dos estudantes guineenses, por isso, queremos, mais uma vez, lançar a nossa voz e responsabilizar o Governo, através do Ministério da Educação Nacional, por tudo isso, enquanto responsável para o bom funcionamento e garante de uma boa educação para todos “,disse.

A vice-presidente da Conaeguib pede à todos os atores do sector e toda a sociedade em geral para se unirem numa reflexão à volta do sistema do ensino nacional que diz estar a degradar-se cada vez mais.

“Enquanto alunos, estamos a chamar a atenção, a quem de direito. Quem sabe com isso pode sentir sensibilizados a fazer algo para sanear este diferendo”, disse.

Segundo Rosália Djedjo, se a situação se prevalecer serão levados a cabo mais ações de protestos, nomeadamente  vigília, marchas pacíficas e outras.

Djedjo pediu aos sindicatos para abrandarem  as suas exigências para permitir ao  Governo  cumprir o possível, para que as aulas possam decorrer sem sobressaltos nas escolas públicas. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário