segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Caso Demba Baldé


Ministério do Interior cria Comissão de Inquérito interno para identificar e responsabilizar  supostos  envolvidos
Bissau, 28 out 19 (ANG) – O Ministério do Interior criou uma Comissão Interna de Inquérito, composta por cinco elementos e é liderado por Francisco Ndur Djata, para identificar e responsabilizar os envolvidos no caso da morte do cidadão de nome Demba Baldé.
 Segundo o comunicado desta instituição, à que a ANG teve acesso hoje, compete a comissão investigar as circunstâncias que rodeiam os acontecimentos e apresentar um relatório no prazo de cinco (5) dias a partir da publicação do presente despacho.
Instou ainda ao Comissariado Nacional da Policia de Ordem publica e o Comando Geral da guarda Nacional a entregar o mais tardar até o dia 29 do corrente o relatório da ocorrência relativa a manifestação.
 Num outro comunicado emitido sábado, na sequência da manifestação,e alegando “dados recolheidos até ao momento”,o Ministério do Interior descarta a possibilidade,de a morte do cidadão Demba Baldé tenha resultado da actuação das forças de segurança e ordem.  
 “Confirma-se não ter sido registado o uso de armas de fogo com balas reais, nem de barroca e muito menos baionetas, aliás nem tem estes engenhos”, lê-se no comunicado.
No documento, o Ministério do Interior refere que apesar de ter desaconselhado  aos partidos políticos a  realização da referida manifestação popular, por considerar que o ambiente registado nos últimos dias não é propício para realização de qualquer marcha daquela natureza,  registou com muita preocupação a persistência e determinação dos seus protagonistas em realizar a referida manifestação, ignorando assim todas as evidências de insegurança.
Contudo, o Ministério do Interior agradece a colaboração de todos quanto dispõem de informação que possam clarificar as circunstância da morte do cidadão Demba Baldé, por forma a ajudar na descoberta da verdade e consequente responsabilização do seu autor.
Sem indicar as circunstâncias , os organizadores da marcha de protesto contra o processo eleitoral organizado sabado em Bissau, denunciaram ter havido um morto “na sequencia de violência policial contra manifestantes”.
ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário