quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Presidenciais 2019


        Supremo Tribunal de Justiça confirma admissão de 12 candidaturas 

Bissau, 17 out 19 (ANG) – O Supremo de Tribunal de Justiça confirmou esta quarta-feira admissão de 12 candidaturas às eleições presidenciais marcadas para 24 de Novembro próximo.

Vista da sede do Supremo Tribunal de Justiça
Conforme a lista definitiva divulgada pelo Supremo Tribunal de Justiça, a corte máxima da justiça guineense admitiu os nomes de Domingos Simões Pereira do PAIGC, Nuno Gomes Na Biam, APU-PDGB, Umaro Sissoco Embaló, do MADEM-G15, Afonso Té do Partido Republicano para Independência e Desenvolvimento (PRID) como candidatos.

E ainda as candidaturas de Vicente Fernandes, do Partido da Convergência Democrática (PCD), Iaia Djaló, do Partido da Nova Democracia (PND), Idriça Djaló, do Partido de Unidade Nacional (PUN), Baciro Djá, da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA) e Gabriel Indi, do Partido Unido Social Democrático (PUSD).

O Supremo Tribunal de Justiça admitiu igualmente os candidatos independentes José Mário Vaz, Carlos Gomes Júnior e Mutaro Intai Djabi.

Ficaram pelo caminho, ou seja, foram rejeitadas  as candidaturas dos independentes, Aladje Djimo, Armando Adebdo Có, Nadeem Cabral de Almeida, Nancy Schwarz, Luís Nancassa, Jorge Otinta e Paulino Empossa Ié, do partido Centro Democrático (CD).

Uma fonte do STJ disse a ANG que os candidatos rejeitados receberam, um a um, explicações do Supremo sobre as razões das suas rejeições.

“O sistema informático montado agora no STJ permite detectar repetições de assinaturas de subscritores.  Houve repetições de subscrições que  fizeram com que alguns candidatos independentes ficassem  com numero inferior de subscritores exigidos por lei”, referiu a fonte que não precisou que candidatos foram rejeitados devido a essas anomalias.

Os candidatos independentes formalizam as suas candidaturas mediante uma subscrição de 5.000 eleitores, residentes em pelo menos três regiões administrivas da Guiné-Bissau.

A campanha eleitoral para o pleito de 24 de novembro deve iniciar no dia 02 de novembro para terminar à 22 do mesmo mês. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário