segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Protesto da oposição


LGDH repudia “atuação desproporcional” das Forças de Segurança

Bissau, 28 out 19 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) repudiou este fim-de-semana o que diz ser  “atuação desproporcional” das Forças de Segurança contra os manifestantes que pretendiam apenas exercer um direito fundamentalmente consagrado à todos os cidadãos.

Em comunicado à imprensa enviado à ANG sábado, a organização que defende os Direitos Humanos no país, exorta o Ministério Público a abertura de um inquérito célere, transparente e conclusivo para a identificação e responsabilização criminal dos autores morais e materiais implicados na morte do cidadão Demba Baldé, assim como de todas as vítimas da repressão policial.

Exortou igualmente o Ministério do Interior a abertura de um inquérito interno com vista a apurar as circunstâncias em que foram utilizados a força policial contra manifestantes e punir exemplarmente os autores de comportamentos violentos.

Ainda no comunicado a Liga apela a todos os autores políticos a rejeitarem comportamentos que atiçam a violência e põem em causa a paz e estabilidade que país tanto almeja.

A manifestação foi organizada pelos partidos da oposição nomeadamente, o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), Partido da Renovação Social (PRS), Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e movimentos de apoio aos candidatos independentes às presidenciais, Carlos Gomes Júnior e José Mário Vaz contra o andamento do processo das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro próximo. ANG/DMG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário