quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Cooperação


Governo e PAM assinam acordo para acabar com fome no país

Bissau, 16 Out 19 (ANG) – O Governo e Programa Alimentar Mundial (PAM)  assinaram esta quarta-feira, em Bissau, um acordo de cooperação para  implementação do Plano Estratégico 2019 -2024, para acabar com a fome e desnutrição no país.

O referido plano é orçado em 37 mil milhões de francos cfa, equivalem a 61 milhões de dólares americanos que serão mobilizados ao longo dos próximos anos até 2024.

 O acordo representa um compromisso mútuo para acabar com a fome  e desnutrição na Guiné-Bissau, através de políticas públicas e de realização de prgramas sustentáveis de nutrição e segurança alimentar.

 Na ocasião, a representante residente do PAM no país, salientou que a referida assinatura ocorreu  no âmbito do Dia Mundial de Alimentação que se assinala á 16 de Outubro.

Kiyomi Kawaguchi explicou que o Plano Estratégico foi elaborado em conjunto com os parceiros e que foi aprovado em 14 de Junho deste ano pelo Conselho Executivo daquela intuição alimentar mundial.

Garantiu que nesse quadro todas as  crianças com idade escolar terão acesso as refeições nutritivas durante o ano letivo, bem como as populações vulneráveis, pessoas com HIV, em particular as mulheres melhorando seu estado nutricional de acordo com as metas nacionais.

“As mulheres e jovens agricultores também vão melhorar  seus rendimentos familiar,” frisou.

Kawaguchi afirmou que com base nos produtos localmente produzidos através da “Cantina Escolar ,“o PAM contribuirá para proteção social ,  promoção de   equidade, qualidade da educação, e igualdade de género e vai estimular uma agricultura sustentável.

Disse que ainda no quadro de execução desse Plano Estratégico Nacional vão apoiar a formação do pessoal dos Ministérios da Agricultura, Educação,  Saúde para a implementação do Decreto-Lei da Cantina Escolar.

Prometeu que a sua instituição vai continuar apoiar o executivo na prevenção da desnutrição crónica, no tratamento da desnutrição aguda moderada e comunicação para mudar as práticas alimentícias nas regiões de Oio, Bafatá e Gabú, onde 35 por cento   das crianças sofrem da desnutrição crónica.

A representante do PAM revelou ainda que vão apoiar o Ministério da Agricultura e Instituto Nacional da Estatística e Censo  (INEC)na implementação de um sistema de seguimento, através da formação dos técnicos das duas instituições estatais no domínio da colheita e análises de dados.

Kawaguchi disse que o sucesso da implementação do Plano Estratégico para acabar com fome e desnutrição dependerá da colaboração e coordenação entre as instituições chaves, bem como dos instrumentos jurídicos, económicos e de mais leis da política pública, que constituem bases sólidas para edificação do programa nacional sustentável.

Por sua vez, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, disse que uma sociedade que é composta por crianças desnutridas, não terá, no futuro, capacidades para responder as necessidades do povo.

Suzi Barbosa afirmou que o combate à fome e desnutrição é uma prioridade do governo, e destaca que o acordo assinado terá impacto direto na vida das populações.

Prevê-se que até 2030,o Governo, em colaboração com PAM, consiga se aproximar à satisfação do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável nº2: “Fome Zero e erradicação da desnutrição”. 

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário