quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Demissão do governo/reações


    Forças de ECOMIB reforçam segurança nas  principais instituições públicas

Bissau, 31 out. 19 (ANG) – As Forças de Manutenção de segurança e paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental denominada (ECOMIB), reforçaram a segurança nas principais instituições da Guiné-Bissau, entre as quais alguns ministérios, nomeadamente da Economia e  Finanças e da Justiça, sede da Comissão Nacional das Eleições (CNE) e Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral GTAPE.

A constatação foi hoje feita por um repórter da  Agência de Notícias da Guiné(ANG) que visitou as instituições  públicas do país.

A Rádio Difusão Nacional (RDN) e Televisão da Guiné-Bissau beneficiaram igualmente desse reforço de segurança.

No Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) para além dos elementos da (ECOMIB) no local verifica-se igualmente a presença de Polícias de Intervenção Rápida da Guiné-Bissau.

O reforço terá sido feito a pedido do governo liderado por Aristides Gomes que não aceitou a demissão decretada pelo presidente cessante e candidato as presidenciais de novembro, José Mário Vaz.

A CEDEAO declarou apoio ao Aristides Gomes, cujo governo considera legítimo, com base nas resoluções da Cimeira de Abuja, Nigéria, de 29 de Junho último, que determinou que  o executivo liderado por Aristides Gomes se manteria em funções até a eleição de novo presidente da República e  que José Mário Vaz, não obstante a caducidade do seu mandato, se manteria nas funções mas sem poderes para produzir decretos presidenciais. 

ANG/MI/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário