quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Combate ao Criminalidade Organizada


Vice-presidente da LGDH diz que autoridades nacionais continuam incapazes de dar respostas acertadas

Bissau, 31 Out 19 (ANG) – O Vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos afirmou  quarta-feira que as autoridades guineenses continuam incapazes de dar respostas acertadas ao tráfico de drogas por causa do disfuncionamento do sistema judicial e da inoperância das forças de segurança agravada pela falta dos recursos financeiros necessários para o seu combate.

Foto Arquivo
Vitorino Indeque que falava na abertura do Seminário sobre Impacto da Criminalidade Organizada na Segurança Pública e Direitos Humanos disse que esta situação ganha uma dimensão mais assustadora se levar em consideração a impunidade generalizada e a corrupção endémica na função pública do país.

“Durante o período de 2014 a 2018 foram aprendidos muitas  drogas e cerca de 67 pessoas suspeitas foram detidas em várias operações antinarcóticos desencadeadas pela Policia Judiciaria, entre 2016 a 2018 foram detidos 45 correios de drogas no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira entre eles 27 eram cidadãos nacionais e os restantes da sub-região “,disse.

Indeque disse que a maioria dos suspeitos destes crimes se encontra em liberdade ou fugiram do país devido ao disfuncionamento do sistema judiciário e é neste contexto que a LGDH, com apoio da organização Iniciativa Global, pretende desenvolver um papel significativo de dissuasão e de pressão sobre as autoridades nacionais, e em particular, as forças de segurança e administração da justiça, para dar o devido tratamento aos processos relacionados com o crime organizado e em especial ao tráfico de drogas.

Salientou que a LGDH sempre incluiu na sua linha de orientação estratégias para o combate à impunidade e ao crime organizado, incluindo o tráfico de estupefacientes, acrescentando que os órgãos de comunicação social, enquanto instrumentos indispensáveis para o fortalecimento da democracia e de Estado de Direito podem desempenhar um papel crucial e determinante no combate à estes flagelos.

“Esta formação constitui apenas o início de uma caminhada conjunta visando apoiar os esforços para a radicação do crime organizado com enfoque no tráfico de drogas, e agradeço o apoio da Iniciativa Global que tornou realidade esta formação”, vincou Indeque.

No seminário que durou um dia foram abordados os  temas: Cooperação Internacional no domínio de combate a criminalidade organizada, reforma do sistema judicial guineense face a criminalidade organizada e ao tráfico de drogas e o conceito e instrumentos jurídicos nacionais e internacionais para o combate ao narcotráfico. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário