terça-feira, 29 de outubro de 2019

Política


 Presidente da República cessante demite Governo em desobediência à CEDEAO

Bissau 29 Out 19 (ANG) – O Presidente da República cessante, José Mário Vaz cujo mandato expirou em junho passado, demitiu  segunda-feira o Governo liderado por Aristides Gomes invocando “grave crise política” que põe em causa o normal funcionamento das instituições da República.

A iniciativa do candidato as presidenciais de novembro desobedece as decisões  da última reunião de chefes de estados da CEDEAO sobre a Guiné-Bissau, realizadas em Junho passado, em Abuja, na Nigéria , segundo as quais o Presidente da República cessante se manterá nas funções até a realização das presidenciais mas sem poderes para emitir decretos presidenciais.

Na mesma ocasião, os chefes de Estados da organização e actores políticos guineenses determinaram que o governo de Aristides Gomes permanecerá em funções até a investidura do novo presidente da república.

No decreto à que  a ANG teve acesso José Mário Vaz frisa que a decisão foi tomada de acordo com o estatuto nº 2 do artigo 104º da Constituição da República face a situação política prevalecente no país e com vista a tomada de providenciais que se afiguram adequadas para evitar os riscos que daí possam advir.

“O chefe do Estado convocou os partidos políticos com assento parlamentar e os membros do Conselho de Estado para analisarem a situação política do país e em resultado disso o Presidente da República considera que a situação ora prevalecente se enquadra numa “grave crise política”, e que está em causa o normal funcionamento das instituições da República”, fundamenta José Mário Vaz.

ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário