terça-feira, 22 de outubro de 2019

Liderança Feminina


    Participantes do seminário prometem  corresponder  expectativas da FAAPA

Bissau, 22 Out 19 (ANG) - As mulheres jornalistas das agências de notícias membros da FAAPA, beneficiárias da formação sobre Liderança Feminina decorrida entre 14 e 18 de outubro, prometerem este fim-de-semana tudo fazer para corresponder as expectativas da Federação Atlântica das Agências de Notícias  Africana (FAAPA).

A Coordenadora da rede criada para promoção da Liderança Feminina na África, Karine Mindze fez a referida promessa,  em nome dos participantes, durante a cerimónia de encerramento do seminário que decorreu  em Rabat, no Reino de Marrocos sob o lema: "Liderança Feminina: Necessidades e Estratégias das Agências de Notícias de África".

"Recomendamos, entre outras, a  realização de mais sessões de formação do género por parte da FAAPA com o objectivo de garantir maior progresso da Liderança Feminina no continente africano, e  que a FAAPA siga sempre os nossos trabalhos por via na internet para melhor sustentabilidade da mesma", disse a Coordenadora.

Acrescentou que, sendo chefe da rede criada pela FAAPA, vai se empenhar em colaboração com os restantes membros da  rede e com as beneficiárias da formação em geral para a progressão das mulheres em África.

Karine lançou um apelo às suas companheiras no sentido de procurarem sempre fazer algo de positivo para a sociedade em que se encontram inseridas.

Por sua vez, o Secretário-geral de  Agência de Notícia de Marrocos, Rachid Boumhil felicitou as formandas pela forma como encararam a formação e manifestou a vontade de colaborar para maior progresso da Liderança Feminina em África.

"Para o desenvolvimento da África precisamos das pessoas com espírito renovador e  criativo. Pelo que observei ao longo desses dias essas mulheres têm vontade de fazer algo, espero que continuem demonstrando a mesma vontade para melhor progressão no nosso continente", desejou.

No seminário que decorreu de 14 a 18 do corrente em Rabat, no Reino de Marrocos, as participantes debaterem sobre os temas desenvolvidas num ambiente bastante interactivo na qual algumas falaram das suas experiências profissionais, da percentagem da evolução da Liderança Feminina nos seus países, apresentação das peças teatrais como forma de espelhar a realidade, sessões de danças com o objectivo de criar mais dinamismo na sessão de formação, entre outros.


Formação culminou com a criação de uma Rede de mulheres lideres das agências de notícias membros da FAAPA, organização criada em 2014, e que institui uma plataforma de divulgação de despachos de mais de 20 membros, para além de formação dos jornalistas e técnicos das agências de notícias filiadas.

Por Agnela Aleluia Lopes Sá, enviada especial de ANG ao Reino de Marrocos


Sem comentários:

Enviar um comentário