terça-feira, 22 de outubro de 2019

Política


                Aristides Gomes denuncia “Plano de Golpe de Estado”

Bissau, 22 Out 19 (ANG) – O Primeiro-ministro, Aristides Gomes denunciou segunda-feira  a noite na sua página oficial  no faceebok o que diz ser um “plano de Golpe de Estado”, encabeçado por Umaro Sissoco Embaló, candidato presidencial apoiado pelo partido Movimento para a Alternância Democrática(MADEM-G 15).

O plano, segundo Aristides Gomes, visa interromper o processo de preparação das eleições presidenciais em curso, previstas para 24 de novembro próximo.

“A ação que conduziria a detenção do primeiro-ministro assim como de alguns membros do Governo concretizar-se-ia no seguimento de ações de vandalismo também em preparação para as próximas horas”, referiu o chefe do Governo.

As provas materiais desses preparativos para a efectivação desse plano, segundo Gomes , estão seguramente  guardadas para serem exibidas na altura devida.

O chefe do Executivo disse que o autor desses actos chama-se Umaro Sissoco Embaló, candidato presidencial apoiado por Madem G-15.

Aristides Gomes reitera que “não obstante essas manobras”, o governo está determinado em continuar a garantir todas as condições necessárias para que as eleições presidenciais tenham lugar na data prevista.

Um repórter da ANG presenciou hoje a chegada de um grupo de três adolescentes detidos pela Polícia de Ordem Pública por estarem a queimar pneus na zona do mercado de bandim, em Bissau.

Um dos agentes trouxe consigo duas garrafas contendo restos de gasolina, que os supostos infractores usaram na queimança de pneus.

Nas redes sociais circula um audio que se acredita ser a voz de Umaro Sissoco Embalo a falar com alguém sobre o suposto plano de golpe.

Ouve-se essa pessoa a dizer.” vamos financiar para vandalizarem tudo, queimando pneus, para baralharem isso tudo”.

A mesma pessoa que se acredita ser o candidato do Madem g-15, Umaro Sissoco Embaló, falando em crioulo, pede  para que não haja nenhuma vítima mortal. “Não podemos ser vistos como assassínios”, sustentou.

Ordenou a detenção do Primeiro-ministro,Aristides Gomes, que acusa de ter roubado muito dinheiro. Chamou  de bandido ao Presidente da República cessante, José Mário Vaz.

A falar, supostamente por telefone, com alguém ainda não identificado terá, a dado momento de conversa, essa pessoa que se acredita ser Umarro Sissoco Embalo disse ao seu interlocutor: “se Mário  Vaz se mantiver no poder, isso deixa de ser um golpe...! Se viajar é só  impedí-lo de regressar”, disse.
ANG/Alisson Cabral/página oficial de facebook de Aristides Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário