quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Política


Governo diz que as declarações do Presidente prejudicam os esforços de estabilização política  no país

Bissau, 24 out 19 (ANG) – O Governo disse em comunicado que as recentes declarações do Presidente da República prejudicam os esforços de consolidação da estabilidade política e da paz.

Imagem Conselho de Ministros 
No mesmo comunicado o executivo acusa o Presidente da República cessante de reforçar apenas a estratégia da oposição que visa adiar a realização das eleições presidenciais.

José Mário Vaz reagiu a denúncia de tentativa de golpe de Estado feita pelo Primeiro-ministro, Aristides Gomes, responsabilizando o governo por “qualquer perturbação da Ordem”, com sustentações de que o governo esteja a promover correcções de cadernos eleitorais contra a vontade de vários partidos políticos.

Segundo o comunicado de Conselho de Ministros, à que ANG teve acesso hoje, a atitude de José Mário Vaz é uma afronta ao acordo de Abuja que justamente permitiu a sua continuidade na presidência.

No documento, o colectivo governamental disse não compreender que o Presidente e alguns actores políticos estejam empenhados em prejudicar a consolidação da estabilidade política, o direito fundamental ao voto e a aspiração do povo relativamente à estabilidade, paz e a prosperidade.

Considerou as declarações do Presidente República de um ataque ao executivo, através de um comunicado, numa clara intenção de tirar “proveito político” de uma flagrante e frustrada tentativa de sublevação da ordem constitucional da autoria do candidato presidencial do MADEM-15.

Qualificou estas práticas de uma clara sabotagem que venham decorrendo ao longo dos cinco anos do seu mandato,  e que tornaram-se frequentes e evidentes após a recente apreensão de droga e na sequência das denúncias feitas pelo Primeiro-ministro, aquando da apresentação de evidências do envolvimento de sectores da classe política guineense no tráfico de droga.

Por isso, o governo e as autoridades de defesa e segurança estão comprometidas em tomar as devidas medidas contra todo aquele que, por qualquer via tente pôr em causa a estabilidade, visando impedir as eleições presidenciais de 24 de Novembro.

Perante este cenário, o governo renova a sua determinação na condução da política geral do país de acordo com o seu programa recentemente aprovado na Assembleia Nacional Popular (ANP).

O comunicado refere que o Governo aproveita a ocasião para reafirmar o seu total respeito pela decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE), por resultar  do consenso obtido entre os representantes dos candidatos.

Reafirma a sua determinação e convicção de que as eleições presidenciais irão realizar-se na data prevista, e que o Povo irá as urnas no dia 24 para decidir do seu próprio destino.

Apela à população a manter-se serena e calma mas vigilante, de modo a denunciar e  impedir qualquer tentativa de alteração da ordem constitucional. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário