quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Demissão do governo/reacções


           CPLP reitera seu apoio ao “governo legítimo” de Aristides Gomes

Bissau,30 out 19 (ANG) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reiterou seu apoio ao governo legitimo da Guiné-Bissau, presidido pelo Primeiro-ministro Aristides Gomes, que saiu das eleições consideradas livres, justas e transparentes.

Em comunicado, a organização lamenta atitude do Presidente Mário Vaz, uma vez que falta três semanas das eleições presidenciais marcadas para 24 de novembro de 2019.

Segundo a nota, a decisão de demitir um governo legítimo, a pouco mais de vinte dias das eleições presidenciais por Decreto do Presidente da República da Guiné-Bissau, preocupa á CPLP e a Comunidade Internacional em geral, para além de contribuir para o agravamento de um clima de crispação e instabilidade politica que deverá ser rapidamente ultrapassado.

O documento refere que a Presidência da CPLP repudia os atos de violência observados durante a manifestação no passado dia 26 do corrente mês e congratulou com a decisão do governo da Guine Bissau de iniciar um inquérito independente para apurar as responsabilidades.

A Presidência da CPLP apela às instituições do Estado guineense, aos partidos políticos e a população que mantenham calma e a serenidade de toda e qualquer actuação que pode causar qualquer prejuízo a adequada e atempada preparação do acto do processo eleitoral de 24 de novembro.

ANG/VFC/LPG/ÂC//SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário