terça-feira, 29 de outubro de 2019

Presidenciais 2019


   ONU Pede actores políticos para procurarem  ambiente de entendimento 

Bissau, 29 out 19 (ANG) – O Presidente de Comité de Sanções das Nações Unidas pediu  segunda-feira aos actores políticos para procurarem um ambiente de entendimento para que as eleições presidências possam decorrer de  forma pacífica, inclusiva, transparente e democrática.

Anatólio Ndong Ba, que falava aos jornalistas depois do encontro com chefe Estado cessante, José Mário Vaz .

Salientou que os guineenses são autores do processo, e  a comunidade internacional está só para apoiar e acompanhar, e que  não haverá nenhuma interferência ou uma imposição da parte da comunidade internacional.

Disse  que o Conselho de Segurança felicitou os militares que desde  2012 ate agora não interferiram em assuntos políticos e encoraja-os a seguir e manter esta postura para permitir que os políticos façam as suas actividades, não só de organização de  eleições presidências, mas também após as eleições.

Instado sobre as possibilidades de  levantamento das sanções impostas a alguns  oficias por participação no golpe de Estado de  12 de Abril de 2012 disse que o momento é crucial para tal.

“ Posso assegurar que está na Agenda do Conselho de Segurança poder ver a Guiné-Bissau sem sanções e fora da sua agenda  como foi  o caso da  Libéria e Costa de Marfim, que já saíram da agenda do Conselho de Segurança”, disse.

Esta é a segunda vez que, este ano,  o Presidente do comité de sanções da Organização da Nações Unidas visita a Guiné-Bissau para avaliar o clima político do país e a possibilidade do levantamento das sanções aplicadas aos onze militares na sequência do golpe de estado de 12 Abril de 2012.

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário