quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Bélgica


OTAN pede solução política na Síria que evite reaparecimento do Estado Islâmico

Bissau, 24 out 19 (ANG) -  A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) defendeu na quarta-feira uma solução política para o conflito na Síria, instando a Turquia a concentrar-se no combate ao reaparecimento do grupo extremista do Estado Islâmico.
O conflito sírio estará em foco na reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica, que decorre nesta quinta-feira em Bruxelas, mas já quarta-feira o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, falou sobre o assunto em conferência de imprensa na capital belga, afirmando que “os recentes desenvolvimentos demonstram a necessidade urgente de uma solução política” na Síria.
Em declarações prestadas aos jornalistas duas semanas após a Turquia ter invadido o nordeste da síria, numa ofensiva contra as forças curdas do país, Jens Stoltenberg referiu que “é importante garantir que os extremistas são derrotados”.
“Entendemos que a luta contra o [grupo extremista] Estado Islâmico não acabou, eles ainda podem voltar”, avisou o responsável.
Entretanto, esta terça-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste da Síria, de forma a partilhar o controlo desta zona.
A Rússia, principal aliado de Damasco, posiciona-se como árbitro entre a Turquia e a Síria, numa altura em que os Estados Unidos se retiraram da região.
Questionado sobre este acordo, Jens Stoltenberg considerou ser “um pouco cedo para o avaliar”.ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário