sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Presidências 2019


                 CNE prolonga data para entrega de fotografias até sábado

Bissau,25 out19 (ANG9) - A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau (CNE) deu 48 horas a quatro candidatos as eleições presidências marcadas para 24 de Novembro de 2019 que ainda não entregaram fotografias no sentido de disponibilizaram as respectivas fotografias.  

Segundo o comunicado da CNE difundido pela rádio “Sol mansi”, os candidatos independentes José Mário Vaz, Carlos Gomes júnior, do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G 15, Umaro Sissoco Embalo e o líder da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabian é que recusaram a entregar as suas fotografias por descordar com o andamento do processo.

 O órgão que gere o processo eleitoral refere no comunicado que enviou  quinta-feira uma correspondência às candidaturas acima referidas no sentido de se dignarem  a entregar, até as 12h00 horas de sábado, as fotografias solicitadas, e que a CNE não se responsabilizará pelo  incumprimento dessa solicitação.  

No comunicado a CNE alega  escassez de tempo face as exigências gráficas para a produção dos boletins de voto, o seu transporte para Bissau e sua distribuição para as Comissões Regionais de Eleições.

Por outro lado, a CNE lamentou a ausência dos representantes de alguns candidatos que  contestam o andamento do processo, no sorteio que determinou  a posição dos candidatos nos boletins de voto, tendo esses candidatos ausentes representados por funcionários daquela instituição durante o sorteio.

A CNE, numa das suas reuniões de plenária, através de um circular, solicitou à todos os candidatos a entrega de fotografias,  tipo passe, em versão electrónica para efeitos de produção de boletim de voto. Oito candidatos entregaram os quatro acima referidos recusaram entregar.
 
Compete ao  órgão que gere o processo de eleitoral  fiscalizar, supervisionar o recenseamento eleitoral, aprovar o modelo de boletim, caderno de recenseamento, cartão de eleitor e o boletim de voto. 

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário