segunda-feira, 21 de outubro de 2019

UNESCO


                 Cinco de maio é agora Dia Mundial da língua portuguesa
Bissau, 21 out 19 (ANG) -  A Língua portuguesa passa a ser celebrada oficialmente a 5 de maio na sede da UNESCO, em Paris. 
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou, esta quinta-feira, na reunião do seu conselho executivo, o Dia Mundial da Língua Portuguesa que passará a ser celebrado a 5 de maio.
Na prática, durante 15 dias as instalações da UNESCO acolhem apresentações musicais, literatura, exposições ou qualquer outra representação cultural, sendo os países que têm o português como língua oficial os responsáveis pelas actividades.
Uma decisão que para o ministro dos negócios estrangeiros português, Augusto Santos Silva, "ajuda a consolidar a importância da língua" que tem como ambição tornar-se uma das oficiais das nações unidas, lembra.
Em declarações aos jornalistas, à margem de um colóquio, na universidade Sorbonne, em Paris, sobre o centenário do ensino da língua portuguesa no sistema universitário em França, Santos Silva mostrou-se ainda satisfeito pelo Brasil ter criado o seu instituto para a promoção internacional de língua portuguesa.
 O ministro disse ainda acreditar que "mais década menos década" Angola e Moçambique vão fazer o mesmo.
A proposta agora aprovada pelo conselho executivo  vai ser ratificada na conferência geral da organização internacional, em novembro.ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário