quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Caso Golpe de Estado


PAIGC pede responsabilização criminal dos  implicados na alegada tentativa de golpe de Estado

Bissau, 23 Out 19 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pede a Procuradoria geral da República para accionar mecanismo que traduzem à justiça os implicados na alegada tentativa de golpe de Estado denunciada por Aristides Gomes.

O partido reagia assim as denúncias do Primeiro-ministro, Aristides Gomes segundo as quais Umaro Sissoco Embalo, candidato presidencial para o Madem G-15 estaria a preparar um golpe de Estado.

“Com estas declarações, Umaro Sissoco Embalo pisou o risco tendo agredido de forma flagrante o interesse publico e social, motivo mais do que suficiente para que o Procurador – Geral da República accione os mecanismos legais ao seu dispor no sentido dos infractores serem imediatamente traduzidos a justiça, à semelhança do que aconteceu com Manecas dos Santos quando falou das possibilidades de um golpe de estado tendo em conta os cenários políticos existentes na altura”, refere o comunicado.

Esta formação política vendedor das legislativas de março passado diz  estar a acompanhar com atenção e profunda preocupação factos que podem pôr em causa a desejada estabilidade, bem como a paz que o povo guineense merece, assim como o de “objectivos escuros” de certos indivíduos, para tentar impossibilitar as eleições presidenciais de 24 de Novembro.

 “Se não vejamos, no dia 21 de Outubro, o país registou com alguma surpresa que estava para acontecer um golpe de Estado encomendado pelo ex- Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embalo e é o próprio que o confirma numa mensagem gravada de uma conversa que manteve com o filho do Ministro de Estado e Conselheiro do Presidente da República para área de segurança de nome Bodjan Candé”, lê-se no comunicado do Secretariado Nacional do PAIGC.

Segundo o comunicado, Bodjan seria encarregue de recrutar jovens para incendiarem pneus em diferentes pontos estratégicos de Bissau, facto que originaria “a intervenção de mercenários”, com a missão de prender o Chefe de Governo  e alguns membros do executivo.

No comunicado o PAIGC diz ter a plena certeza que o povo, está atento e obstinado na defesa do  país, e que saberá escolher o seu digno e competente Presidente da República. ANG/MSC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário