quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Caso tentativa golpe de Estado

Madem-G15 considera de “infundadas, absurdas e irresponsáveis” as acusações de Aristides Gomes

Bissau,23 Out 19(ANG) – O Movimento para Alternância Democrática(MADEM-G15), condenou sem reservas aquilo que considera de acusações “infundadas, absurdas, irresponsáveis e criminosas do primeiro-ministro Aristides Gomes  contra o candidato presidencial deste partido, Úmaro Sissoco Embaló, “numa desesperada tentativa de desacredita-lo junto dos eleitores guineenses”.

Em comunicado à imprensa, do Secretariado Nacional do MADEM-G15 , divulgado terça-feira , esta formação política responsabiliza o PAIGC  e o seu  Governo que diz estar devastado pelo “tráfico de drogas” e o candidato presidencial Domingos Simões Pereira pelas derrapagens que vierem a registar no país “decorrentes das suas acções irresponsáveis”.

O MADEM-G15 reafirma o  engajamento na defesa do Estado de Direito Democrático, não se pactuando com nenhum tipo de alteração da ordem constitucional estabelecida e diz ter  condenado no passado, todos os actos de vandalismo, violência e atentado à ordem pública e segurança dos cidadãos.

“Recentemente foi o Presidente do PAIGC, que pediu publicamente num dos comícios subversivos que os militares abrissem alas, para se pudesse assaltar o Palácio da República”, refere o  comunicado.

O documento acrescenta  que outros altos dirigentes do PAIGC, nomeadamente Manuel dos Santos Manecas,    publicamente se referiu à golpes positivos, apelando a sublevação militar contra o actual Presidente José Mário Vaz.

A nota refere ainda que, Camilo Simões Pereira, irmão do Presidente do PAIGC, declarou em plena sessão da Assembleia Nacional  Popular, que se o Primeiro-ministro, seu irmão fosse exonerado de manhã, o Presidente da República será deposto à tarde e que  haveria um banho de sangue.

O Madem G-15 alerta a comunidade internacional sobre os perigos que pairam no país, decorrentes do que diz ser  “deliberada intenção do Governo do PAIGC em silenciar as vozes críticas e discordantes das suas  estratégias de manipulação, corrupção e tráfico de drogas na Guiné-Bissau”.

Aristides Gomes denunciou segunda-feira a noite que o candidato presidencial do Madem G-15, Umaro Sissoco Embaló estaria a planear um golpe de Estado durante o qual ele e mais membros do Governo seriam detidos.

O chefe do Governo inclusive afirmou ter provas das denuncias e que no momento certo seriam exibidas.

Numa recente declaração à Voz de América, Aristides Gomes disse que todos os materiais de prova sobre a alegada tentativa de golpe de Estado
Seriam entregues as autoridades judiciais.

Em declarações a e-Global, Umaro Sissoco Embaló nega estar por detrás de qualquer tentativa de golpe de Estado, e que o audio em que se diz ser ele a falar com um alegado agente policial sobre o alegado golpe não passa de “uma montagem”.  ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário