quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Demissão de governo/reações


      Angola declara apoio ao  Aristides Gomes e seu governo “legítimo”

Bissau, 31 out 19 (ANG) -  O Executivo angolano considera o Governo do Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, como o único legítimo e com o qual continuará a trabalhar, para o reforço das relações históricas de amizade e cooperação com a Guiné-Bissau.

Ministro angolano das Relações Exteriores
Segundo a agência Angop, num comunicado à imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) o Governo angolano associa-se à todos aqueles que se opõem à alteração da ordem constitucional na Guiné-Bissau.
“O governo angolano tomou conhecimento, com grande estupefacção, dos últimos acontecimentos registados na cena política da República da Guiné Bissau, nomeadamente a demissão, por Decreto do Presidente da República, José Mário Vaz, do Governo constitucional saído das últimas eleições legislativas e liderado pelo Primeiro-Ministro Aristides Gomes”, lê-se na nota.
Observa que, numa altura em que o povo e as autoridades da Guiné-Bissau, apoiados por toda a comunidade internacional, estão engajados no processo de realização das eleições presidenciais de 24 de Novembro próximo, tal facto configura um indesejável retrocesso na normalização da vida política daquele país, que só poderá ser alcançado com a finalização do ciclo eleitoral.
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitiu segunda-feira, 28, o Governo do Primeiro-Ministro Aristides Gomes, alegando que a situação prevalecente no país enquadra-se numa "grave crise política e que está em causa o normal funcionamento das instituições da República". ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário