terça-feira, 15 de outubro de 2019

Saúde Pública


         Técnicos de Saúde  promovem marcha de protesto em Bissau

Bissau, 15 Out 19 (ANG) – O Colectivo de Técnicos de Saúde recém-colocados (CTSRC), promoveram hoje uma marcha no itinerário  Chapa de Bissau-Assembleia Nacional Popular (ANP)-Ministério da Função Pública-Ministério de Saúde Publica, reivindicando  o pagamento de “Onze” meses de salários em atraso.

Em declarações á Imprensa, o Vice porta-voz do Colectivo, Yoio João Correia disse  que dicidiram  marchar hoje porque viram que a vigília realizada durante a semana não  surtiu  efeitos.

“Passamos dias na vigília em frente ao Ministério de Saúde Publica (MSP),  reivindicando o direito que nos assiste, e a ministra da tutela prometeu colaborar no sentido de se sentar a  mesa connosco para negociarmos, mas nada disso aconteceu.Aguardamos e ela não reagiu”, assegurou o Vice porta-voz.

Acrescentou  que o Colectivo decidiu marchar em direcção a ANP com o objectivo de passar a mensagem aos deputados, enquanto representantes do povo, para tomarem medidas  que possam ajudar a pôr fim à “drástica situação que se verifica na saúde pública”.

 “Estamos neste preciso momento a falar  de 1.089 profissionais de saúde nesta situação, alguns colegas colocadas nas regiões sem mínimas condições de trabalho.Já estamos prestes a completar um ano inteiro sem sermos pagos. Lamentamos a situação da paralisação no sistema de saúde, uma vez que sabemos que é  a população o primeiro a sofrer com tudo isso”, disse.

Segundo Yoio Correia, na primeira negociação que o Colectivo teve com a Ministra de Saúde Pública, Magda Robalo, foi exigido ao governo o pagamento de 11 meses de dívida, mas que no decorrer das negociações  o governo se disponibilizou a lquidar de imediato apenas dois meses.Essa proposta foi no entanto rejeitada pelo colectivo dos técnicos que pedem, pelo menos seis meses.

Yoio João Correia acrescentou  que o Colectivo continuará firme nas suas reivindicações até a satisfação das reivindicações e efectivação dos seus membros . ANG/LLA//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário