quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Demissão do Governo/reações



 Bissau,31 Out 19(ANG) - O Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, expressa sua profunda preocupação com os últimos desenvolvimentos da situação política na Guiné-Bissau, incluindo o Decreto Presidencial No. 12 / 2019, de 28 de outubro de 2019, que dissolveu o governo de Aristides Gomes.

Em comunicado à que a ANG teve acesso, o Presidente da Comissão da União Africana apoia os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e apoia plenamente sua posição expressa em seu comunicado divulgado em 29 de outubro de 2019.

O Presidente da Comissão reitera o apoio da União Africana às decisões relevantes da 55ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, incluindo a manutenção do governo após as eleições legislativas de 10 de março de 2019, cujo roteiro refere-se à organização das eleições presidenciais de 24 de novembro de 2019.
Na referida Cimeira da CEDEAO, realizada em Junho ,em Abuja, Nigéria os chefes de Estados e de Governos da organização decidiram que José Mário Vaz não obstante caducar o seu mandato a 23 de Junho se manteria no cargo mas sem poderes para produzir decretos.
Por outro lado decidiu-se que o governo liderado por Aristides Gomes se manteria em funções até a eleição do novo presidente da República, para entre outras tarefas, organizar as eleições presidenciais previstas para 24 de novembro.

O Presidente da Comissão da União Africana convida todos os atores políticos da Guiné-Bissau a respeitar a decisão da CEDEAO e os compromissos assumidos a esse respeito. Incentiva-os a favorecer o diálogo e a consulta, a fim de encontrar um resultado favorável à atual crise.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário