terça-feira, 22 de outubro de 2019

Administração Territorial


Ministra  apela aos citadinos de Bissau para se abdicarem do consumo de bebidas no Cemitério Municipal

Bissau, 22 Out 19(ANG) – A ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral apelou aos citadinos de Bissau para se abdicarem de práticas de levar  bebidas alcoólicas para consumir no Cemitério Municipal durante a celebração do Dia dos Defuntos, que se assinala à 02 de Novembro.
Maria Odete Costa Semedo

“Nós vimos uma coisa que entrou na moda: levar termos de bebidas alcoólicas para consumir no cemitério, no Dia dos Defuntos, o que antigamente não se verifica. Sendo uma  moda que não é nossa apelo aos citadinos de Bissau para que abandonem essa prática”, disse Maria Odete Costa.

A governante que falava à imprensa durante uma visita que efectuou hoje ao Cemitério Municipal de Bissau, ao Vazadouro de Lixo de Antula, às obras do Mercado Central e ao Matadouro de Bissau, disse que o Dia dos Defuntos não deve ser encarrada como uma festa.

Acrescentou que, é pois um dia de alegria porque é uma convivência de perto com os nossos defuntos.

“Mesmo quando cantamos nas cerimónias fúnebres, é um acto de honrar, uma elegia fúnebre  que nos faz chorar os nossos ente queridos falecidos. Portanto, devemos ir estar com os nossos fieis defuntos por alguns minutos”, sublinhou.

 Maria Odete Costa Semedo pediu à todos aqueles que têm covais para irem no Dia dos Defuntos darem uma mãozinha em termos de caiar ou pintar as sepulturas para que o Cemitério fique de facto alegre nesse dia. 

Em relação ao Vazadouro de Antula, a ministra da Administração Territorial explicou que já estão a fazer um trabalho com o apoio do Ministério da Agricultura com vista a pulverização temporária de forma a acabar com as grandes moscas que incomodam.

“Mas é preciso igualmente que haja colaboração. Nós estamos a empurrar o lixo para um lugar mais longe da berma da estrada e as pessoas que deitam lixo têm preguiça e deitam lixos na beira da estrada. Estão a complicar o trabalho da Câmara Municipal de Bissau”, lamentou.

Perguntado sobre com que impressão ficou depois de ter visitado as obras de reabilitação do Mercado Central, Maria Odete Costa Semedo respondeu que foi uma alegria  constatar que os técnicos da empresa executora da obra são jovens guineenses formados aqui no país.

“Isso dá-nos uma grande alegria e a esperança de que a Guiné-Bissau será um país estável onde todos os jovens formados possam ter espaço para trabalhar e ter o seu ganha pão”, salientou.

Segundo  o chefe dos serviços de fiscalização da obra de reabilitação do Mercado Central, Cícero Sebastião António da Silva,  se tudo correr como previsto, o projecto será concluído em meados de Fevereiro de 2020.

O novo projecto do Mercado Central contará com 184 cacifos, 37 lojas, 25 gabinetes administrativos, 108 lugares nas bancadas para mulheres  vendedeiras de legumes, 6 talhos para vendas de peixes e carnes, entre outras infraestruturas.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário