quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dia Mundial de Alimentação


"A Guiné-Bissau precisa de investir na formação dos seus produtores e agricultores" , diz  ministra de Agricultura e Florestas

Bissau, 16 out 19 (ANG) – A ministra de Agricultura e Florestas afirmou esta quarta-feira que o país precisa de investir na formação dos seus produtores e agricultores, nos equipamentos para o aumento e diversificação da  produção agrícola.

Nelvina Barreto  falava na cerimónia da comemoração do Dia Mundial da Alimentação que se assinala hoje, 16 de Outubro, sob o lema: "Nossas Ações representam o Futuro, Dietas Saudáveis para um Mundo de Fome Zero".

A governante disse que o executivo tem como seu eixo de intervenção a missão e o mandato de erradicar a fome e a pobreza, acrescentando que nesse sentido, o Ministério está a trabalhar com os seus parceiros técnicos e financeiros, associações locais de base e com as cooperativas para melhorar a produção nacional.

"A agricultura na Guiné-Bissau é essencialmente baseada na organização da família. E para que de facto possamos ter uma alimentação saudável temos que aumentar a produção”, sustentou.

Disse que a produção não se deve basear somente em arroz como também nas frutas, hortícolas, tubérculos para que a população possa ter uma alimentação variada e mais saudável.  

Disse que o governo através do Ministério da Agricultura e Florestas está empenhado em ajudar os grupos de agricultores e produtores a melhorar e a diversificar a produção agrícola para que a população possa ter uma alimentação saudável.

A titular da pasta da Agricultura acrescentou  que uma alimentação saudável tem que ser acompanhada também, naturalmente, com a higiene de vida igualmente saudável.

"A higiene de vida, quer dizer que, nós vamos estimular a população à prática do exercício físico porque é isso que em conjunto com a alimentação saudável reduz o número de doenças e de patologia sobre a nossa população", referiu Nelvina Barreto.

Promete,ao longo do seu mandato, mostrar um “trabalho sério” com incentivo necessário, para que a produção agrícola da Guiné-Bissau possa dobrar e melhorar consideravelmente a dieta alimentar.

Por sua vez, a representante do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) na Guiné-Bissau ,Yannick Ariane Rasoarimanana disse que a fome no mundo não é só marcada pela má nutrição, mas também pela má qualidade de alimentos, que resulta no emagrecimento das pessoas no mundo sobretudo em África e particularmente na Guiné-Bissau.

Por isso, desejou que hoje seja um dia de uma alimentação equilibrada para combater não só a fome mas também o emagrecimento.

Apelou à todas as instituições nacionais e internacionais para participarem no combate à fome através da promoção de uma alimentação saudável e durável.

As comemorações de 16 de  Outubro - Dia Mundial da Alimentação, teve início em 1981 e é actualmente celebrada em mais de 150 países, como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e  alimentação. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário